Deborah Secco, Frota e Raquel Pacheco comentam posição de Bolsonaro sobre Ancine

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Lista

Deborah Secco, Frota e Raquel Pacheco comentam posição de Bolsonaro sobre Ancine

Presidente considera extinguir órgão oficial por causa de "projetos absurdos"

20.07.2019, às 13H45.

Os comentários do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de extinguir a Agência Nacional do Cinema (Ancine) repercutiram não apenas entre atores, produtores e cineastas brasileiros, como também entre a própria classe política.

Para Bolsonaro, o órgão oficial estaria usando recursos federais para patrocinar produções que fazem o que ele chama de "ativismo" e, por isso, seria necessário aplicar um filtro no que é aprovado pela Ancine. Um dos títulos usados como exemplo por ele foi Bruna Surfistinha, lançado em 2011. Dirigido por Marcus Baldini, o longa narra a história real de Raquel Pacheco, antiga garota de programa que ganhou fama ao desenvolver um blog sobre seus clientes.

A atriz e produtora Deborah Secco, a própria Raquel Pacheco e outros nomes do cinema nacional e da política se manifestaram contrariamente às posições do presidente. Confira a seguir algumas reações:

Deborah Secco

Damasco Filmes/Divulgação

A protagonista e produtora de Bruna Surfistinha lamentou ao F5 os comentários de Bolsonaro. "Fico um pouco chocada com o 'Bruna' ter sido colocado nesse lugar, porque o filme retrata uma história real não só da Raquel, mas de outras milhares de mulheres que se encontram nessa situação".

Para Secco, um dos objetivos da arte é gerar debate e, por isso, não se pode fingir que temas como a prostituição não fazem parte do Brasil. "Queria muito que nenhuma mulher estivesse nessa situação, que tivesse que se vender para sobreviver, mas essa não é a realidade do nosso país. A gente precisa falar sobre isso".

Atores, cineastas e produtores

Ver essa foto no Instagram

Numa Democracia, qualquer tipo de filme pode ser feito.

Uma publicação compartilhada por Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) em

A atriz Sônia Braga, assim como o cineasta Kleber Mendonça Filho e o produtor Rodrigo Teixeira destacaram nas redes sociais o impacto econômico de Bruna Surfistinha.

"A indústria do cinema nacional movimenta 20 bilhões por ano, sem contar os setores indiretos como estacionamento, gastos em bombonière e restaurantes pré e pós uma sessão de cinema. Vamos falar sobre isso na #Expocine19?", escreveu Braga.

"Numa Democracia, qualquer tipo de filme pode ser feito", afirmou Mendonça Filho.

Raquel Pacheco

A empresária e escritora Raquel Pacheco, cuja história inspirou Bruna Surfistinha, também criticou a postura de Bolsonaro. Para ela, os comentários do presidente foram "infelizes".

"Antes de fazer juízo de valor sobre os outros, ele deveria cuidar da moral da própria família. E ainda do nosso país. Afinal, ele está cuidando demais do que não precisa e fazendo pouco o dever dele principal: que é ser presidente", disse à Folha de S. Paulo.

Alexandre Frota

O deputado Alexandre Frota (PSL-SP), do mesmo partido do presidente, afirmou que o filtro proposto por Bolsonaro "parece com censura". “Bruna Surfistinha foi uma boa produção que empregou muitos profissionais. Não tenho nada contra. Mas o Jair tem a opinião dele. Eu, por exemplo, não assistiria Superação: O Milagre da Fé e ele gostou. São gostos diferentes”, disse à colunista Mônica Bergamo da Folha de S.Paulo.

Sérgio Sá Leitão

O antigo diretor da Ancine e atual secretário de Cultura e Economia Criativa de SP, Sérgio Sá Leitão, também se manifestou no Twitter.

"Bruna Surfistinha também é um produto cultural. Sua realização gerou renda, emprego e desenvolvimento no Brasil, assim como sua comercialização. Um produto bem-sucedido, que teve um público de 2 milhões de espectadores e foi uma das 10 maiores bilheterias no ano de lançamento", escreveu em outro tweet.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.