David Lynch diz que fracasso de Duna foi "uma morte horrível"
Cineasta culpa a si mesmo por não ter exigido corte final em contrato
O Duna: Parte 2 de Denis Villeneuve fez história nas bilheterias, mas nem sempre a obra literária de Frank Herbert vendeu bem. Nos anos 80, o Duna de David Lynch foi um fracasso histórico na carreira do cineasta.
Agora, o diretor comentou sobre seu filme, lançado em 1984 e protagonizado por Kyle MacLachlan. "Eu já sabia que deveria ter o corte final antes de assinar o contrato para fazer o filme", disse Lunch ao NPR. "Mas por alguma razão, eu pensei que tudo daria certo, e não coloquei essa cláusula no meu contrato. E no fim das contas, Duna não é o filme que eu queria ter feito, porque eu não tive a palavra final. (...) Por quê alguém trabalharia por três anos em algo que não é seu? Por quê? Por quê fazer isso? Eu morri uma morte horrível. E foi tudo minha culpa, por não ter colocado isso no contrato", completou.
- Timothée Chalamet e Glen Powell terão aumento de salário após sucessos de 2023
- Duna | Entenda a influência do livro no mundo da ficção científica
- Como Duna: Parte Dois prepara as areias para um terceiro filme
Já o Duna: Parte 2 de Villeneuve traz de volta vários nomes do elenco estrelado do primeiro filme, como Zendaya, Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Entre as novidades, destaque para Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux e Tim Blake Nelson. O filme até o momento é a maior bilheteria do ano, com US$ 711 milhões arrecadados.
O filme está disponível no Max. Já o clássico de David Lynch está disponível no Prime Video.