É regra que, em um filme, boa parte da duração seja gasta para apresentar os personagens, afinal, você precisa entender de onde eles vêm, o que fazem e, principalmente, porque você deveria se importar com eles. Quando o filme se chama O Contador, esta introdução é ainda mais necessária. Um chute: pouca gente sairia de casa para ver um filme sobre um contador (com todo respeito aos contadores, principalmente na véspera do nosso Imposto de Renda).
Talvez por isso, O Contador 2, pareça mais raso que seu predecessor — e realmente é. Quando o filme começa, ficamos sabendo que pouca coisa mudou na vida dos irmãos Christian (Ben Affleck) e Braxton (Jon Bernthal). O primeiro continua com seu trailer impecável, pulando de cidade em cidade, trabalhando além do limite da lei, mas sem chamar atenção — embora esteja em busca de relacionamentos. Já o caçula — igualmente fora da lei — eficiente e discreto, prefere a vida de luxo.
MGM/Warner Bros.
A trilha de mortes que chega a Ray King (J.K. Simmons) — está no trailer! — é a desculpa para a agente do Tesouro estadunidense (Cynthia Addai-Robinson) buscar novamente o Contador, desta vez para ajudá-la a desvendar o quebra-cabeças. Sem grandes reviravoltas ou mistérios, a parte policial não é o grande destaque do segundo filme. Isso fica com o humor, principalmente na relação entre os dois irmãos. Enquanto o primeiro filme os coloca como eventuais adversários, a continuação sabiamente aproveita a química entre os atores, claramente visível no fim da aventura anterior. Dito e feito. Affleck e Bernthal parecem estar se divertindo muito o tempo todo. As piadas e as situações entre os dois são excelentes e certamente vão arrancar risos da plateia, que vai se divertir junto.
Outro item que deve agradar os fãs são as cenas de ação, bem menos tímidas que as do filme anterior. As lutas mano-a-mano parecem mais longas e melhor coreografadas, e o que não faltam são tiros sendo disparados. Mas, ao mesmo tempo, o diretor Gavin O'Connor cuida para que seu orçamento não estoure, deixando que os corpos no chão contem a história que o departamento financeiro não permitiu mostrar na tela.
E aqui vale um pequeno parágrafo para dizer que O Contador 2 é mais um filme produzido pela Artists Equity, de Ben Affleck e Matt Damon, que já nos apresentou Air (disponível no Amazon Prime Video), Os Provocadores (exclusivo do Apple TV+) e Pequenas Coisas Como Estas, em cartaz esta semana aos cinemas. Nas regras da empresa, cada projeto tem seu orçamento definido e eventuais lucros divididos entre quem participou da produção, como um sindicato. Por isso, cada centavo bem investido (ou poupado) é bem-vindo.
Apesar de terem conseguido boas críticas em seus projetos, Affleck e Damon ainda não emplacaram um grande sucesso nas bilheterias com sua empresa. Em parte porque alguns de seus filmes foram bancados por serviços de streaming e rapidamente chegaram online. O Contador 2 pode ser o primeiro a quebrar esta regra. É um filme de ação, com atores conhecidos e segunda parte do que pode vir a se tornar uma franquia. Quem vai apostar contra um contador? Eu que não!
Crítica escrita no SXSW, onde O Contador 2 realizou sua estreia global. O Contador 2 entra em cartaz no Brasil em 27 de abril de 2025.
Nota do Crítico
Ótimo
O Contador 2
The Accountant 2
O Contador 2
The Accountant 2
Ano: 2025
País: EUA
Classificação: 14 anos
Duração: 2h4 min
Direção: Gavin O´Connor
Elenco: Cynthia Addai-Robinson, J.K. Simmons, Jon Bernthal, Ben Affleck
Oferecido por
JustWatch