Filmes

Crítica

Final Fantasy - O Filme | Crítica

O criador da série tem de provar que consegue dirigir um filme tão bom quanto o jogo.

30.11.2000, às 00H00.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 16H00

No ano de 2065, o planeta Terra está destruído... cidades desertas, populações dizimadas e os poucos humanos restantes devem encontrar uma forma de sobreviver.

Esta é a premissa de FINAL FANTASY, o longa-metragem baseado na bem sucedida série de mesmo nome (30 milhões de unidades vendidas e impressionante faturamento global de 1 bilhão e 260 milhões de dólares) que tem tudo para revolucionar a maneira de se fazer cinema pois, pela primeira vez, uma animação gerada por computador tem a intenção de criar uma representação fotorealística de pessoas, ou seja, utilizar atores virtuais.

Ao contrário de animações como Toy Story, cujos personagens permitem uma série de liberdades, o desafio em Final Fantasy é tornar tais atores tão convincentes quanto os de carne-e-osso e a Square Pictures Inc. (uma divisão da Square Soft, empresa responsável pelo background tecnológico e design dos games da linha Final Fantasy), está confiante que conseguirá dar conta do recado. Já foram investidos mais de US$100 milhões na produção e desenvolvimento da técnica digimation de animação, que inclui um sistema para adicionar rugas e manchas na pele das personagens, criando imperfeições que respondem às expressões faciais, ajudando a torná-las mais humanas.

O diretor e criador da série, Hironobu Sakaguchi, tem como tarefa mais difícil provar que consegue dirigir um filme com a mesma qualidade que já mostrou em seus jogos. Em entrevista ao Wall Street Journal ele afirmou: O filme é uma aposta. Estamos certos de que será um grande sucesso porém, se falhar, trará um dano enorme, tanto a nós como empresa quanto ao Japão como um todo (pela cultura).

Final Fantasy: The spirits within (nome completo do filme) não terá personagens específicos de qualquer um dos games (FF I a IX), sendo apenas baseado na mitologia da série. Quanto ao roteiro, sabe-se apenas que a cientista Aki terá um importantíssimo papel na trama, que envolve resistência a uma invasão de fantasmas alienígenas. As vozes e dublagens estão sendo dirigidas pelo talentoso Jack Fletcher (Princesa Mononoke - animação japonesa traduzida nos Estados Unidos por Neil Gaiman, ainda inédita por aqui) e tem um elenco impressionante, incluindo Ming-Na Wen (Aki), Alec Baldwin (Grey), Donald Sutherland (Gen.Hein), James Woods (Dr.Sid), Ving Rhames (Neil), Peri Gilpin (Jane) e Steve Buscemi (Ryan).

Entre em uma nova dimensão
Além de tudo o que você imaginou
Onde a fantasia se torna realidade
Abra sua mente
Descubra o segredo
Experimente a fantasia

Nota do Crítico
Bom
Final Fantasy
Final Fantasy: The Spirits Within
Final Fantasy
Final Fantasy: The Spirits Within

Ano: 2001

País: EUA

Classificação: LIVRE

Duração: 100 min

Direção: Hironobu Sakaguchi, Motonori Sakakibara

Elenco: Donald Sutherland, Ming-Na Wen, Alec Baldwin, Ving Rhames, Steve Buscemi, Peri Gilpin, James Woods

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.