Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Crítica

Faça Ela Voltar aposta na melancolia para acertar no terror de trauma

Irmãos Philippou dão passo adiante com maturidade - e sangue - após o bom Fale Comigo

Omelete
3 min de leitura
21.08.2025, às 20H35.

Ao escrever sobre Corpo Fechado na nossa lista de 25 Melhores Filmes de Heróis do Século 21, apontei sobre a pressão que M. Night Shyamalan sofreu ao entregar seu filme seguinte ao fenômeno O Sexto Sentido. Longe de querer comparar o terror estrelado por Bruce Willis com Fale Comigo, mas é justo dizer que os irmãos Danny e Michael Phillippou dirigiram um dos filmes de terror mais elogiados dos últimos anos e que figurou em várias listas de melhores de 2022. A história colocou os dois no radar e criou sim uma grande expectativa para seu projeto seguinte. Depois de não conseguirem seguir na adaptação live-action de Street Fighter, os dois retornaram ao gênero do terror com Faça Ela Voltar, agora totalmente produzido pela A24 - o filme anterior havia sido apenas distribuído. 

Omelete Recomenda

A trama acompanha Andy (Billy Barrat) e Piper (Sora Wong), que após a morte do pai, vão viver em um lar adotivo até que Andy faça 18 anos e possa assumir a guarda da irmã. Na nova casa, eles são recebidos por Laura (Sally Hawkins), uma mulher, aparentemente feliz, que vive com uma outra criança, Oliver (Jonah Wren Phillips). A partir daí, a história se desenrola em uma mistura de obsessão, luto, sangue e rituais obscuros.

Ao contrário do filme anterior, que trabalhava o trauma a partir da efervescência da juventude ao desafiar a maldição como um ato de rebeldia, Faça Ela Voltar está muito mais interessado na melancolia e na dor. É sim mais um filme que aborda a relação de pais e filhos e a perda traumática de alguma dessas partes. É sintomático que esse seja o tema preferido da nova geração do terror, tendo em vista a atual distância nas relações sociais, catapultadas por aplicativos e algoritmos, as perdas com a pandemia, crises econômicas, vícios em opióides… o cinema de terror sempre reflete os medos de seu tempo. Faça Ela Voltar se debruça no drama das quebras familiares e na ideia de que realmente tudo está ao nosso alcance, até mesmo a morte.

Os diretores dão tempo para que possamos entender cada um dos elementos que compõem essa história de obsessão. Conhecemos cada cômodo da casa de Laura e os espaços do lado de fora. A mulher age como num jogo de estratégia, isolando e aproximando cada um dos outros moradores do local de acordo com suas necessidades físicas ou emocionais. O relacionamento de Andy e Piper é bem estabelecido e a cegueira da menina versus o testemunho ocular dele ao corpo do pai caído no banheiro é essencial para a tensão que se seguirá na trama. O mesmo vale para Laura e a incrível atuação de Sally Hawkins. Ela vai da estranheza para a ternura e segue para a maldade, com uma simples troca de fisionomia ou tom de voz, dominando grande parte do filme, principalmente o ato final.

O próprio comportamento de Oliver vai ganhando pistas a cada nova aparição e vale dizer que o jovem Jonah Wren Phillips é uma força nos momentos mais incômodos e terríveis que os Phillippou criaram nos seus dois filmes. As cenas da faca e depois com Oliver tendo que se alimentar a qualquer custo são de fazer até os mais fortes virarem o rosto.

Faça Ela Voltar é, no fim das contas, um filme muito mais triste do que aterrorizante. A chuva, a lama, a fotografia cinza do lado de fora da casa, tudo contribui para essa depressão que é mostrada em tela até o último momento do filme. Impressiona como todos os quatro personagens principais da trama ganham seu momento e sua força, mostrando o domínio que a dupla de direção tem sobre a história que querem contar.  É um trabalho que mostra a maturidade de Danny e Michael Phillippou e que vai deixar ainda mais gente de olho em seus próximos projetos.

https://www.omelete.com.br/webstories/calendario-dc-studios-superman-batman/

Nota do Crítico

Faça Ela Voltar

Bring Her Back

2025
País: Estados Unidos
Elenco: Sally Hawkins
Onde assistir:
Oferecido por

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.