Filmes

Lista

Coringa | Conheça todas as versões do vilão fora das HQs

De Cesar Romero a Joaquin Phoenix

Natália Bridi
11.07.2018
16h27
Atualizada em
03.09.2019
21h39
Atualizada em 03.09.2019 às 21h39

A Warner oficializou Joaquin Phoenix como Coringa em um filme independente dentro das suas adaptações da DC Comics (leia mais). Enquanto isso, Jared Leto continuaria a ser o príncipe palhaço do crime no universo de Esquadrão Suicida (veja aqui)

A seguir, listamos as principais versões do vilão na TV e nos games:

1966—1968

None

Cesar Romero estabeleceu o tom gritante do príncipe palhaço do crime na série de TV e no filme que tinha Adam West como o Homem-Morcego e Burt Ward como Robin. O ator se recusou a raspar o bigode para o papel e manteve a “marca” por baixo da maquiagem branca do vilão. Essa versão foca mais no lado “zoeiro” do personagem, que tem como história de origem apenas a menção de que foi um hipnotizador na juventude.

1968—1969

None

Larry Storch deu voz ao Coringa da animação The Adventures of Batman.

1972

None

Larry Storch retornou como a voz do Coringa para dois episódios especiais de The New Scooby-Doo Movies, quando o vilão se juntou a Pinguim para armar contra Batman, Robin e a turma do Scooby-Doo.

1977

None

Em The New Adventures of Batman a dublagem de Coringa ficou por conta de Lennie Weinrib.

1985

Frank Welker é o dublador do vilão  no episódio "The Wild Cards" em Superamigos.

1988

None

Ao lado de Pinguim, o Coringa de Batman: The Caped Crusader. Desenvolvido pela Ocean Software para computadores pessoais, o game permitia a escolha de dois modos história, um com cada vilão.

1989

None

Jack Nicholson encarnou a segunda versão de carne e osso do Coringa, misturando o tom sombrio de Tim Burton a uma homenagem a interpretação de Romero. Nesse retrato, o vilão, antes conhecido como Jack Napier, é um mafioso que é transformado ao cair em um reservatório de produtos químicos durante um conflito com Batman. Enlouquecido pelo seu novo visual desfigurado, ele assume o controle da máfia e inicia uma onda de crimes por Gotham. Em um novo conflito com o Homem-Morcego é revelado que Jack Napier é o criminoso que matou os pais de Bruce Wayne - o vilão fez o herói e o herói fez o vilão.

1989

None

Batman: The Movie é o game baseado no filme de Tim Burton desenvolvido para  Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, MS-DOS e ZX Spectrum. 

1989

None

Batman: The Video Game é a versão da Sunsoft baseada no filme de Tim Burton e desenvolvida para NES, Sega Genesis e Game Boy.

1990

A versão de Batman da Atari continha áudios do Batman de Michael Keaton e do Coringa de Jack Nicholson

1991

None

Batman: Return of the Joker é a continuação do primeiro game da Sunsoft. Foi desenvolvido para NES, Game Boy e Sega Genesis.

1992—1995

None

Mark Hamill é praticamente o dublador oficial de Coringa no Universo Animado da DC, começando sua história com o personagem em Batman: A Série Animada e no longa da série,  Batman: A Máscara do Fantasma (1993).

1994

None

The Adventures of Batman & Robin é o segundo game baseado no visual de Batman: A Série Animada. Desenvolvido para Super NES, Genesis, Sega CD e Game Gear.

1997—1999

None

O vilão ganhou um novo visual em The New Batman Adventures, com Hamill novamente como dublador.

1997

None

Hamill também dubla a participação do Coringa na série animada do Superman.

2000

None

Mark Hamill retorna o personagem no longa animado Batman do Futuro: O Retorno do Coringa, que também ganhou um game para Game Boy Color, PlayStation e Nintendo 64.

2001

None

Batman: Vengeance é um game para PlayStation 2 e Game Boy Advance que tem como base a animação The New Batman Adventures e conta com a dublagem de Mark Hamill.

2002

None

Coringa faz uma participação no episódio “The Big Leagues” de Super Choque, mais uma vez dublado por Mark Hamill.

2002—2003

None

Na série animada da Liga da Justiça o vilão ganha espaço em uma série de episódios, sendo mais uma vez dublado por Mark Hamill.

2003

Versão do Coringa para Batman: Dark Tomorrow, game desenvolvido para Xbox e GameCube. 

2004—2008

None

Coringa ganhou um visual completamente diferente na série The Batman.Tanto na série como no longa Batman vs. DráculaMark Hamill foi substituído por Kevin Michael Richardson como dublador. 

2008

None

Steven Blum dubla a versão de Lego Batman: The Videogame.

2008

None

Vítima de críticas no momento da sua escalação como o vilão de O Cavaleiro das Trevas, Heath Ledger transformou a ideia do Coringa nas telas com um toque sombrio e realista, influenciado pela arte de Francis Bacon e o clima anarquista de Laranja Mecânica. O processo intenso de preparação para o papel levou a especulações sobre uma possível ligação com a sua morte prematura, mas o fato é que Ledger criou uma personificação marcante, digna do Oscar póstumo que recebeu. No longa, o vilão é um agente do caos, manipulando tanto Batman como a máfia apenas para ver Gotham pegar fogo.

2008

None

Como personagem jogável em Mortal Kombat vs. DC Universe o vilão foi dublado por Richard Epcar.

2009

None

Mark Hamill também dublou o Coringa de Batman: Arkham Asylum. Além do visual clássico, o game mostra uma versão monstruosa do vilão.

2009—2011

None

Em Batman - Os Bravos e Destemidos o personagem ganha um visual retrô e passa a ser dublado por Jeff Bennett

2009—2012

None

Mark Hamill também emprestou a sua versão do Coringa para dois episódios de Frango Robô ("But Not In That Way" e "Catch Me If You Kangaroo Jack"). No especial Robot Chicken DC Comics Special 2: Villains in Paradise o vilão foi dublado por Giovanni Ribisi.

2010

None

John DiMaggio é o dublador de Coringa na animação Batman Contra o Capuz Vermelho

 

2010

None

Liga da Justiça: Crise em Duas Terras mostra uma versão heroica do Coringa chamada Jester. O personagem é dublado por James Patrick Stuart.

2010—2013

None

Brent Spiner dubla a versão jovial do personagem para a animação Justiça Jovem.

2011

None

Mark Hamill retorna como o dublador do Coringa no Batman: Arkham City. Nessa versão, o vilão está doente em função do seu consumo da fórmula do Titã (responsável pela sua versão monstruosa no game anterior).

2012—2013

None

Michael Emerson dubla Coringa na adaptação em duas partes de O Cavaleiro das Trevas.

2012—2014

None

Christopher Corey Smith dubla o vilão em Lego Batman 2: DC Super Heroes e Lego Batman 3: Beyond Gotham e na animação Lego Batman: O Filme - Super-heróis DC Unidos.

2013

None

Troy Baker dubla a versão mais jovem do Coringa em Batman: Arkham Origins.

2013

None

Richard Epcar dubla a versão do vilão em Injustice: Gods Among Us.

2014

None

Batman: Assalto em Arkham, baseado no universo do game Batman: Arkham Origins, conta com Troy Baker como dublador.

2015

None

Mark Hamill é mais uma vez o dublador do vilão em Batman: Arkham Knight

2016

None

Mark Hamill retorna como dublador do Coringa para a versão animada de A Piada Mortal.

2016

None

Justice League Action, a nova animação da Liga da Justiça, terá o retorno de Mark Hamill como dublador do Coringa nas séries animadas da DC.

2016

None

Saído de um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Clube de Compras Dallas, Jared Leto foi recebido com boa vontade pelos fãs. As notícias sobre a sua preparação “do método” para o papel (entenda), com direito a presentinhos inapropriados para os colegas de elenco, dominaram o buzz sobre o filme. Descrito como “mais urbano” pelo diretor David Ayer, o novo Coringa acabou tendo muitas cenas cortadas, sem tempo suficiente em tela para mostrar se todo o esforço de Leto valeu a pena.

2017

LEGO Batman: O Filme teve Zach Galifianakis como dublador do príncipe palhaço do crime.

2019

Joaquin Phoenix como Coringa fanart

Joaquin Phoenix foi oficializado pela Warner Bros. em um filme solo do Coringa. O projeto terá direção de Todd Phillips, conhecido por Se Beber, Não Case, que também vai escrever o roteiro ao lado de Scott Silver. "O filme gira em torno do icônico vilão e é uma história original e independente nunca antes vista nos cinemas", diz o comunicado oficial do estúdio.