RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Créditos da imagem: RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Filmes

Lista

Cidadão Kane chega aos 80 anos dividindo legado com Paddington

Para celebrar os 80 anos de Cidadão Kane, relembramos as semelhanças entre o aniversariante e As Aventuras de Paddington — ambos em primeiro lugar no Rotten Tomatoes

Flávio Pinto
16.06.2021
11h17
Atualizada em
25.08.2021
12h33
Atualizada em 25.08.2021 às 12h33

Segunda-feira, 16 de junho de 1941. Há exatamente oitenta anos, o presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt ordenou o fechamento de todos os consulados alemães no país, Winston Churchill aceitou o grau honorário de Doutor em Direito pela Universidade de Rochester e um pequeno filme chamado Cidadão Kane estreou no Palace Theatre, em Nova York. 

Diversas vezes tido como “o melhor filme de todos os tempos” por inúmeras publicações e listas, o épico de Orson Welles chegou aos 80 levando um golpe muito duro. Neste ano, o magnata Charles Foster Kane perdeu o todo-poderoso título de “maior de todos os tempos” para um adversário feroz - ou melhor, animalesco: um urso inglês com capa azul e chapéu vermelho, chamado Paddington

Mas não foram os deuses que o destronaram como uma forma de castigo por sua manipulação midiática, moral extremamente dúbia ou um ego capaz de quebrar todos os 7 pecados capitais de uma só vez. E sim, a crítica de um jornalista chamada Mae Tinee, que classificou a jornada de Charles Kane como algo “tão bizarro que pode se tornar uma peça de museu. Mas sacrifica tanto a simplicidade em prol da excentricidade que se torna algo pouco distinto e que não entretém”. 

O ensaio nada elogioso fez o que parecia ser impossível: desbancou Cidadão Kane como o filme mais bem-avaliado — com 100% de aprovação — da história do Rotten Tomatoes, site que compila opiniões de diversos críticos. Com isso, o trono foi ocupado pelo, até então, segundo filme mais bem-avaliado do site, As Aventuras de Paddington 2

Sim. Foi um ano duro para Cidadão Kane. Chegar aos 80 anos como uma “peça de museu” não é fácil para ninguém. Mas uma reviravolta digna de ser manchete do New York Daily Inquirer tentou aparar as arestas entre os cinéfilos do tipo "senhores de monóculo" e a turma do Letterboxd. Uma crítica negativa sobre o segundo capítulo das aventuras do ursinho também tirou do filme a aprovação de 100%, fazendo com que o bichano e o magnata dos jornais tivessem que dividir o pódio. 

Mas, cá entre nós, qual seria o melhor? E qual seria a melhor forma de descobrir isso? Por respeito ao senhor de idade dono de dúzias de conglomerados de comunicação, jamais o colocaríamos em um ringue para lutar contra um animal das florestas - e listar as diferenças entre os dois filmes seria fácil demais (uma aventura familiar inglesa protagonizada por um animal em CGI contra uma sátira em forma de drama épico americano sobre um magnata das comunicações? Imagina!). 

Hoje é um aniversário, uma celebração! Ao invés de rivalizar ainda mais, que tal celebrar os pontos em comum entre Cidadão KaneAs Aventuras de Paddington 1 e 2

Lembrando que Cidadão Kane está disponível pelo Telecine Play, As Aventuras de Paddington 1 está no Prime Video, e As Aventuras de Paddington 2 também se encontra no Telecine Play.

[Cuidado! A nossa lista contém spoilers sobre detalhes cruciais dos três títulos supracitados.]

 

Globos de Neve

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Em Cidadão Kane, o objeto nostálgico que tanto permaneceu presente na vida de Charles Foster Kane é um globo de neve. O mesmo globo que vemos cair aos pedaços logo durante o início do filme era a presentação de alguns dos tenros momentos da sua vida enquanto infante. Já em As Aventuras de Paddington 1, o mesmo objeto, um globo de neve, também tem um significado importante para o bichano. É por meio da peça, herdada dos seus avós, que o ursinho sonha com a cidade de Londres. 

Vida na cidade grande

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Ainda enquanto criança, Kane vive uma vida miserável em Colorado. Assim, seus pais conseguem colocar facilmente em sua cabeça que ele só se tornará um homem de verdade em locais como Chicago ou Nova York. Cidades grandes, como eles bem dizem. O mesmo acontece com Paddington, que é levado a crer que Londres é a terra de oportunidades.

O dilema da adoção

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

A trama principal de As Aventuras de Paddginton é a busca do urso por uma família que o adote, enquanto o o jovem Kane é colocado para adoção graças a dívidas de seus pais. É a família Brown que dá um novo lar ao ursinho, enquanto o banqueiro Walter Parks Thatcher se torna tutor e guardião legal do menino Kane — transformando o seu futuro para todo o sempre.

Vida na Selva

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Assim que o magnata dos jornais se aposenta, ele resolver construir uma selva particular. Chamada de Xanadu, e localizada na Costa do Golfo dos Estados Unidos, a mansão privada em formato de floresta abriga mais de 100 mil árvores, 20 toneladas de mármore, as aves do céu, os peixes do mar, as feras do campo e da selva. Aliás, abrigando 1 casal por espécie, o maior zoológico particular desde Noé. Não que se compare com as florestas exóticas do Peru, lar do simpático ursinho, mas bastante irônico que ambos passem um trecho significativo de suas vidas entre a flora e a fauna. 

Fracasso na tiragem

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Uma das grandes angústias de Kane é a falência dos seus veículos de comunicação. Mais precisamente, de um dos seus jornais. Em As Aventuras de Paddington 2, a jovem Judy Brown, a nova irmã do urso, recebe um choque de realidade quando o seu jornal escolar (exclusivo para meninas — decisão tomada após seu primeiro término de relacionamento) é visto como um verdadeiro fracasso. 

Colecionadores implacáveis

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Ambos os vilões de Cidadão Kane e As Aventuras de Paddington 1 são colecionadores obcecados: Kane (sim, o nosso protagonista e anti-herói) coleciona o que vier pela frente, joias raras, barcos, estátuas, pedras preciosas, o que puder lhe conferir um título a mais de riqueza. No primeiro Paddington, a colecionadora feroz é Millicent Clyde (vivida por Nicole Kidman com corte chanel), filha do explorador que fez amizade com os tios de Paddington, e uma taxidermista capaz de fazer tudo para empalhar o raro urso de trajes leves e personalidade calorosa. 

Mais neve

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

A verdadeira felicidade de Kane era a neve. Enquanto menino, o futuro-magnata se debruçava nos flocos, montava bonecos e até apostava corridas com o seu trenó - aquele chamado de Rosebud, lembra? Já o ursinho, após ser finalmente adotado pelos Brown, resolve que está pronto para encarar o frio londrino, após viver uma infância inteira sob o sol de Peru. Enquanto a vida de Kane termina com as palavras "Rosebud", remetendo ao seu trenó de estimação, Paddington encerra a primeira de suas aventuras em uma guerra de bolas de neve com sua nova família.

Nomes singulares

RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)
RKO Pictures e StudioCanal/Reprodução (Montagem)

Não existe outro Kane no cinema que não seja Charles Foster. Assim como não existe outro ursinho Paddington na sétima arte — até porque outro ursinho famoso nas telonas existe, e seu nome é Pooh. Fazendo companhia a entidades como Madonna, Cher e... Moisés, Kane e Paddington conseguem tirar de letra o difícil reconhecimento mundial através de apenas um nome. E isso é para poucos.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.