Bob Iger (Charley Gallay / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Créditos da imagem: Bob Iger (Charley Gallay / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

Filmes

Notícia

Bob Iger retorna como CEO da Disney, substituindo Bob Chapek

Executivo ficou quase três anos longe da posição, mas gestão de Chapek foi considerada desastrosa

Omelete
2 min de leitura
21.11.2022, às 08H24

Disney está sob nova (velha) direção. Bob Iger, executivo que ficou na posição de CEO do estúdio entre 2005 e 2020 antes de ser substituído por Bob Chapek, anunciou na noite de ontem (20) o seu retorno ao posto mais poderoso da empresa.

A troca foi confirmada pela diretoria da Disney à Variety, e vem após um período turbulento de quase três anos em que Chapek não só perdeu várias metas de lucro estabelecidas por Wall Street como também enfrentou uma série de polêmicas e os desafios logísticos da covid-19.

O executivo assumiu a posição de CEO em fevereiro de 2020, pouco antes da explosão da pandemia, que levou a um período sem precedentes de fechamento de parques temáticos e cinemas. Chapek também foi visto como o principal responsável por arrastar a briga da Disney com Scarlett Johansson para os tribunais, após a atriz protestar contra o lançamento de Viúva Negra diretamente no streaming.

Por fim, também foi durante a administração de Chapek que veio à tona o fato da Disney ter feito doações a políticos americanos favoráveis a projetos de lei LGBTQIA+fóbicos. Após evitar uma condenação direta de tais projetos, Chapek sofreu pressão interna (incluindo uma carta aberta de funcionários da Pixar alegando censura prévia em filmes do estúdio de animação) e externa para mudar a sua posição. 

Iger, por sua vez, supervisionou a Disney durante um período de intensa expansão e sucesso financeiro - foi sob o comando dele que o estúdio comprou a Pixar, o Marvel Studios, a Lucasfilm e a Fox, por exemplo. Embora sua gestão não tenha sido impermeável a polêmicas, Iger é amplamento considerado um gestou mais diplomático e flexível do que Chapek.

"Estou extremamente otimista sobre o futuro desta grande empresa, e muito animado por ter sido chamado pela diretoria para retornar como CEO. Disney e suas marcas e franquias incomparáveis têm um lugar especial nos corações de muitas pessoas ao redor do mundo - mais especialmente nossos funcionários, cuja dedicação a essa empresa e sua missão me inspira todos os dias", disse o novo CEO em comunicado oficial.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.