Specter, personagem lésbica de Dois Irmãos

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

Funcionários da Pixar dizem que Disney censura cenas LGBTQIA+ em filmes

Carta dos empregados do estúdio de animação foi divulgada por veículos internacionais

Omelete
2 min de leitura
Beatriz Amendola
10.03.2022, às 10H22
ATUALIZADA EM 10.03.2022, ÀS 11H45
ATUALIZADA EM 10.03.2022, ÀS 11H45

Funcionários da Pixar afirmaram, em uma carta interna, que executivos da Disney exigiram a censura de cenas de afeto entre personagens LGBTQIA+ de seus filmes. 

No texto, obtido pela Variety, os fucionários afirmam que foram exigidos cortes de "quase todos os momentos de afeto abertamente gay, a despeito de protestos dos times criativos e da liderança da Pixar". 

"Nós da Pixar testemunhamos pessoalmente belas histórias, cheia de personagens diversos, retornarem das revisões de executivos da Disney reduzidas e migalhas do que eram originalmente", afirma a carta. "Mesmo que a criação de conteúdo LGBTQIA+ fosse a resposta para reverter leis discriminatórias no mundo todo, nós estamos sendo impedidos de criá-los". 

A carta, assinada "pelos funcionários LGBTQIA+ da Pixar e seus aliados", foi uma reposta a declarações de Bob Chapek, CEO da Disney, que em reunião com investidores na última quarta-feira (9) falou sobre a posição da companhia em relação a uma nova lei anti-LGBTQIA+ que foi proposta no estado norte-americano da Flórida -- sede do Disney World. Na ocasião, Chapek chegou a dizer que a melhor forma para a Disney motivar mudanças é "criando conteúdo que toque corações e mentes". 

A Pixar pertence à Disney desde 2006, quando foi adquirida pela gigante do cinema. Há pouquíssimos personagens LGBTQIA+ nas animações do estúdio, sendo a mais notável Specter, de Dois Irmãos. A orientação sexual da personagem é mencionada de passagem, quando ela menciona uma namorada. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

 

 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.