Ainda Estou Aqui no Bafta

Filmes

Notícia

Onde assistir o BAFTA, premiação com Ainda Estou Aqui

Premiação contará com Ainda Estou Aqui entre os indicados

Omelete
3 min de leitura
11.02.2025, às 19H39.

BAFTA 2025, conhecido como o "Oscar Britânico", acontece neste domingo, 16 de fevereiro. A premiação conta com Ainda Estou Aqui, filme dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda TorresSelton Mello como um dos indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Saiba como assistir à premiação.

A premiação começa a partir das 16 horas no horário de Brasília, e será transmitida pelo Max no streaming, e pelo canal pago TNT. A cerimônia será transmitida diretamente do Royal Festival Hall, em Londres, com apresentação de David Tennant

Quando o filme foi indicado, Salles comentou sobre a nomeação, sendo a décima do diretor, que já ganhou duas vezes por Central do Brasil Diários de Motocicleta. “Essa é uma indicação que faço questão de compartilhar com Alfonso Cuarón, que abraçou ‘Ainda Estou Aqui’ e conduziu um debate fundamental que tivemos numa sessão em Londres. Estava apreensivo em relação à indicação no BAFTA. ‘Diários de Motocicleta’ e ‘Central do Brasil’ foram indicados porque ambos os filmes ficaram meses em cartaz na Inglaterra antes da votação. Ao contrário, ‘Ainda Estou Aqui’ é um dos poucos filmes concorrentes que ainda não está disponível nas salas de cinema na Inglaterra, e só estreia lá em fevereiro. Os votantes do BAFTA, mais de 900 pessoas, só podem acessar o filme por um aplicativo. Fazer com que as pessoas vejam o filme nessas condições é um desafio. E numa pequena tela, o impacto é sempre menor.  Esse é o mesmo desafio que teremos no Oscar, aliás,” analisa Salles.

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.

 

Primeiro longa de Walter Salles em uma década, Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas e conta ainda com Selton Mello no elenco e participação especial de Fernanda Montenegro, com quem o cineasta trabalhou no memorável Central do Brasil, como uma versão mais velha de Eunice.

Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito em 17 de janeiro.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.