A campanha de Ainda Estou Aqui rumo ao Oscar 2025 ganhou mais um feito. O filme de Walter Salles foi um dos destaques do Gold Derby Film Award 2025 e saiu vencedor em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Roteiro Adaptado (para Heitor Lorega e Murilo Hauser).
- Oscar 2025 | Lista completa de indicados com Ainda Estou Aqui
- Oscar 2025 | Quem são as indicadas a Melhor Atriz e rivais de Fernanda Torres
Foi a apenas a segunda vez que um filme estrangeiro saiu como o maior troféu da premiação - o primeiro foi Parasita, em 2020. No entanto, vale destacar que o Gold Derby Awards, realizado pelo site de mesmo nome especializado em previsões como um todo, não dá indicativo algum para o Oscar.
Para levar o prêmio, Fernanda Torres superou a concorrência de Cynthia Erivo (Wicked), Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora) e Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths). Segundo o Gold Derby, a premiação deste ano bateu o recorde de votação, com mais de 10.600 votantes.
Torres ainda gravou uma mensagem de agradecimento após ter seu prêmio confirmado - confira abaixo:
“Muito obrigado a todos os membros, votantes, do Gold Derby. Sei que vocês são amantes do cinema e escolher a mim dentre tantas atrizes incríveis neste ano é realmente muito especial.”
#ImStillHere star Fernanda Torres is your 2025 Gold Derby Film Awards Best Actress. ✨🇧🇷 See the full list of winners: https://t.co/myfT3wRHmB pic.twitter.com/pEEo2PQXl9
— Gold Derby (@GoldDerby) February 11, 2025
Nas próximas semanas, Ainda Estou Aqui concorre em outras três premiações:
- 13/02 - Dorian Awards: Melhor Filme em Língua Não Inglesa do Ano
- 17/02 - Latino Entertainment Film Awards: Melhor Filme; Melhor Diretor (Walter Salles); Melhor Atriz (Fernanda Torres); Melhor Roteiro Adaptado (Murilo Hauser e Heitor Lorega); Melhor Filme em Língua Não Inglesa; Melhor Fotografia (Adrian Teijido); e Melhor Montagem (Affonso Gonçalves).
- 23/02 - OFTA Film Award: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres)
Ainda Estou Aqui se passa durante a ditadura militar no Brasil, na década de 70. Ele conta a história de Eunice Paiva, que teve seu marido, Rubens Paiva, levado pelos militares e dado como morto, sem grandes explicações. Eunice é vivida por Fernanda Torres, que também está indicada ao papel de Melhor Atriz.
Confira a sinopse oficial do longa: Rio de Janeiro, início dos anos 70. O país enfrenta o endurecimento da ditadura militar. Estamos no centro de uma família, os Paiva: Rubens, Eunice e seus cinco filhos. Vivem na frente da praia, numa casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice - cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas - é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos. Baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, a história emocionante dessa família ajudou a redefinir a história do país.
Fernanda Torres está indicada como Melhor Atriz no Oscar 2025. Além disso, o filme Ainda Estou Aqui concorre em Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, em geral. O diretor Walter Salles não foi indicado.
O Oscar 2025 acontece no próximo dia 2 de março. A Globo já informou que pretende priorizar a cerimônia em relação ao Carnaval.