Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Avatar 4? Como final de Fogo e Cinzas prepara para um quarto filme da franquia

Terceiro filme já está nos cinemas e você vai descobrir se pode esperar por um novo longa-metragem

Omelete
4 min de leitura
Pedrinho
19.12.2025, às 11H59.
Atualizada em 19.12.2025, ÀS 12H10

Avatar: Fogo e Cinzas chegou aos cinemas nesta semana, mas ainda sem a certeza de ganhar um quarto filme da franquia. Segundo o diretor e roteirista James Cameron, o filme precisaria fazer muito dinheiro para justificar um novo longa. Porém, com o filme confirmado ou não, vamos trazer aqui os eventos que nos dizem o que esperar de Avatar 4!

None

Omelete Recomenda

[O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS DE AVATAR 3]

Desde o início da franquia, em 2009, ficou claro para o público que Avatar teria um desfecho épico, colocando humanos e Na'vi em uma guerra sem precedentes. O interesse dos humanos em Pandora começou com a mineração de unobtainium, depois passou para a caça dos Tulkun, e agora, no terceiro filme, evoluiu para uma colonização completa. 

Com a Terra dizimada pela exploração sem fim, a humanidade planeja colonizar Pandora, terraformando a lua e buscando meios de sobreviver lá. O terceiro filme da franquia define a chave para esse objetivo logo na sua primeira hora e deixa o caminho para o futuro bem traçado. 

Em Avatar: O Caminho da Água, vemos que os humanos retornaram para Pandora e dessa vez formaram uma grande colônia por lá. Dificilmente eles serão expulsos da lua como acontece no primeiro filme, ou seja, nenhuma vitória a partir daí será plena. No final do segundo filme, por exemplo, vemos Sully e os Metkayina tendo uma bela e custosa vitória contra o Povo do Céu, mas numericamente insignificante.

None

Fogo e Cinzas se passa poucos dias após o segundo filme e enquanto Jake e Neytiri lamentam a perda de seu filho, no lado humano, a única perda sentida é a da nave de Quaritch, que afundiu no mar. Isso mostra que os humanos poderiam fazer um novo ataque a qualquer momento e é o que acontece em boa parte do filme.

Essa vantagem militar fica ainda mais perigosa graças a tal chave que comentei anteriormente. O segundo filme termina com Spider vivendo com Jake e o povo do recife, porém o jovem não pode respirar o ar de Pandora. Durante um ataque, ele fica sem sua reserva de oxigênio e quase morre. Para salvá-lo, Kiri (Sigourney Weaver), que demonstrou uma forte conexão com a deusa Eywa, faz o jovem passar por algum tipo de mutação, e ele se torna um híbrido capaz de não somente respirar, mas também de se conectar à bio-rede da lua. 

Ao descobrir isso, os humanos decidem que Spider é a chave para a colonização completa de Pandora, e fazem dele seu principal objetivo. Esse novo cenário muda tudo na relação entre os Na'vi e os humanos. Jake, que havia abdicado de Toruk e da guerra, entende que a única solução para proteger sua família e o planeta é atacar.

Se realmente acontecer, o quarto filme deve focar ainda mais no núcleo humano e como eles planejam dominar completamente Pandora. Entre os Na'vi, provavelmente não teremos nenhum clã muito diferente do mostrado até aqui, já que vislumbres do planeta nunca mostraram áreas com neve ou desérticas, em vez disso, Kiri deve se tornar a principal esperança deles. O coronel Quaritch e Varang certamente retornarão, mas sua participação vilanesca não deve ser o destaque da trama, que focará essencialmente no confronto contra os humanos — com as crianças dos Sully tendo mais destaque que os adultos.

Porém, somente James Cameron e a Disney poderão confirmar se esse filme realmente vai acontecer e como ele será. Fique de olho no Omelete para mais novidades!

Tudo sobre Avatar: Fogo e Cinzas

A principal nova tribo que conheceremos em Avatar: Fogo e Cinzas é O Povo das Cinzas, descrito como um grupo vulcânico e agressivo, em contraste com os pacíficos Metkayina, clã dos mares apresentado em Avatar: O Caminho da ÁguaOona Chaplin, neta de Charles Chaplin e atriz de Game of Thrones, viverá Varang, a líder do Povo das Cinzas.

Avatar: Fogo e Cinzas também trocará de narrador, deixando o Jake Sully de Sam Worthington de lado em favor do Lo'ak de Britain Dalton. Este é o terceiro de cinco filmes de Avatar.

Avatar: Fogo e Cinzas estreia em 18 de dezembro de 2025. Um hiato de quatro anos vai separá-lo de Avatar 4, que chega aos cinemas em 21 de dezembro de 2029. Último filme da saga previsto, Avatar 5 tem data de lançamento prevista para 19 de dezembro de 2031.

Com isso, o último Avatar sairá 22 anos depois do original em 2009, isso se as datas forem mantidas.

Antes desse filme, Avatar: O Caminho da Água retomou a história de Jake Sully e sua amada Neytiri (Zoë Saldaña) no planeta de Pandora. Muitos anos depois dos eventos do primeiro filme, os dois formaram uma família e se veem na posição de defender o planeta de uma nova invasão humana.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.