[Atenção: o texto contém spoilers de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso]
Os diretores de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, Joaquim Dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson, revelaram em entrevista ao GamesRadar que a chocante reviravolta do final do filme não estava prevista nas primeiras versões do roteiro, e foi uma alteração de última hora.
Nos momentos finais do longa, descobrimos que Miles Morales (Shameik Moore) voltou para a dimensão errada, e que ele está preso na Terra-42. Lá, não existe o Homem-Aranha, e Miles é ninguém menos que o próprio vilão Gatuno.
À publicação, Powers explicou que a ideia inicial era que o Tio Aaron (Mahershala Ali) fosse o Gatuno da Terra-42, mas tudo mudou durante uma reunião via Zoom.
"Então, Aaron ainda seria o Gatuno, e já estávamos bem avançados no desenvolvimento. Eu me lembro de uma reunião via Zoom e algo surgiu --que Miles devia ser o Gatuno. Me senti mal quando alguém estava apresentando, mas conversei com os caras e todos ficamos animados. Já havia um design para o Miles, mas mandamos nosso maravilhoso ilustrador para a sala de desenho, para ele recriar o Miles como o Gatuno."
- [crítica] Homem-Aranha Através do Aranhaverso é amadurecimento solitário de Miles Morales
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem participações especiais; saiba de quem
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem cena pós-créditos?
O diretor continua, explicando como tudo fez sentido depois disso. "Se Miles nunca ganhasse poderes, o que seria dele --o original não seria tão impactante. Tínhamos Miles como ajudante de Aaron, o seu Robin. Mas fazê-lo se tornar o Gatuno evocou uma emoção diferente. Quando exibimos o original, as pessoas não entendiam, elas viam apenas outro Miles com trancinhas e se perguntavam qual era a parada dele. Mas com a reviravolta do Gatuno, as pessoas falavam, 'uau'. E é simbólico. Depois disso, costuramos todas as referências do Gatuno ao longo do filme."
Lançado em junho deste ano, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso ultrapassou a marca de US$ 690 milhões de bilheteria. Já o terceiro filme da franquia, intitulado Spider-Man: Beyond the Spider-Verse (Além do Aranhaverso, em tradução livre), tinha estreia marcada para março de 2024, mas foi adiado por causa das greves em Hollywood.
*************
Faça parte da nossa comunidade: Temos bastidores no Canal do WhatsApp, entre no debate no Telegram e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)