Asia Argento nega acusação de assédio
Atriz afirma que acordo financeiro foi ideia de Anthony Bourdain
A atriz Asia Argento negou que tenha assediado o ator Jimmy Bennett quando ele era menor de idade. Em uma nota oficial, ela afirmou que a ideia do acordo financeiro, avaliado em US$ 380 mil, veio do seu então namorado Anthony Bourdain, que considerava o menino "perigoso" e queria acabar com a "duradoura perseguição" a ela. Confira (via Variety):
I just received this statement from @AsiaArgento in response to the NYT story published late Sunday evening. pic.twitter.com/jAOo7TAULX
— Yashar Ali 🐘 (@yashar) August 21, 2018
"Nego com veemência e me oponho aos conteúdos do artigo do New York Times de 20 de agosto de 2018, assim como o que circulou no noticiário nacional e internacional.
"Estou chocada e machucada por ter lido notícias absolutamente falsas. Nunca tive nenhum tipo de relacionamento sexual com Bennett.
"Estive ligada a ele durante alguns anos somente pela amizade, que acabou quando, após a minha exposição no caso Weinstein, Bennett - que passava por severos problemas econômicos e que já tinha tomado medidas legais contra a própria família, requisitando milhões - inesperadamente fez um pedido exorbitante de dinheiro. Bennett sabia que meu namorado, Anthony Bourdain, era um homem com dinheiro e tinha sua reputação como figura pública adorada para proteger.
"Anthony insistiu que o assunto fosse cuidado confidencialmente e isso era o que Bennett queria também. Anthony tinha medo que a possível publicidade negativa que uma pessoa como essa, que ele considerava perigosa, pudesse trazer para nós. Decidimos lidar com compaixão com a demanda de Bennett por ajuda e atendê-lo. Anthony pessoalmente se comprometeu a ajudar Bennett economicamente, com a condição de que nós não sofrêssemos intrusões na nossa vida.
"Portanto, esse é o enésimo desenvolvimento de uma sequência de eventos que me trazem muita tristeza e constituem uma duradoura perseguição. Não tenho outra escolha a não ser negar as falsas alegações e assumirei as medidas necessárias a curto prazo para a minha proteção antes dos órgãos competentes."
O ator e músico Jimmy Bennett atuou com Argento em Maldito Coração (2004). Segundo a acusação, publicada pelo New York Times, o caso teria acontecido há alguns anos, quando o ator ainda era menor de idade e a atriz tinha 37 anos. Ela teria entrado no quarto de hotel de Bennett, dado álcool a ele e feito sexo sem o seu consentimento.
Entre os documentos que fazem parte do processo há uma foto de Argento na cama junto com o garoto. Como parte do acordo financeiro, Bennett entregou a foto para a atriz, junto com todos os direitos de uso. Os documentos também mostram que o assédio causou vários problemas emocionais no ator, que não teria conseguido seguir sua carreira da mesma forma depois do caso, o que também gerou vários problemas financeiros.
Argento foi uma das mulheres que denunciaram o produtor Harvey Weinstein de assédio sexual e, desde então, foi uma das grandes críticas sobre o tópico dentro da indústria - saiba mais.
Assédio em Hollywood
2017 foi marcado por diversas denúncias, que começaram com acusações contra o produtor Harvey Weinstein. Depois disso, vários outros casos vieram à tona, incluindo o de Kevin Spacey, que foi demitido de House of Cards depois disso.
No primeiro dia de 2018, 300 mulheres que trabalham em Hollywood, incluindo atrizes, diretoras, roteiristas e produtoras, formaram o Time’s Up, uma iniciativa para lutar contra o assédio sexual na indústria do audiovisual e também em áreas de trabalho manual, como mecânica, construção, etc.