Artistas de Através do Aranhaverso relatam más condições de trabalho
Dezenas de profissionais deixaram a produção da sequência animada
Créditos da imagem: Homem-Aranha Através do Aranhaverso (Divulgação)
Profissionais que trabalharam em Homem-Aranha Através do Aranhaverso revelaram bastidores não tão bonitos quanto o filme da Sony. A produção milionária do estúdio exigiu demais de sua equipe do início ao fim e cerca de cem profissionais deixaram o projeto antes de sua conclusão.
Um dos profissionais de animação reclamou especificamente da forma de trabalho do produtor Phil Lord. Segundo o artista, que preferiu manter o anonimato em entrevista à Vulture, Lord possui uma “incapacidade de conceituar animação 3D durante os estágios iniciais de planejamento” e prefere editar trabalhos totalmente renderizados, ou seja, os profissionais precisavam finalizar todo o material bruto.
- [Opinião] Na crise dos super-heróis, caminho adiante é mais Aranhaverso e menos The Flash
- [Crítica] Homem-Aranha Através do Aranhaverso é amadurecimento solitário de Miles Morales
Outro ponto que gerou desgaste entre os profissionais foi a quantidade de revisões que precisaram fazer no longa. Segundo os entrevistados da revista, houve pedidos de alterações em diversos materiais já aprovados, o que causou um volume intenso de retrabalho.
Originalmente, Aranhaverso 2 estrearia em 2022, mas foi adiado para este ano. Apesar da pandemia estar entre os motivos, animadores acusaram Lord de ter atrasado sua revisão e ter deixados os animadores sem material para trabalhar. O atraso teria causado um acúmulo de trabalho na equipe, fazendo com que todos trabalhassem cerca de 11 horas por dia, sete dias por semana.
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem participações especiais; saiba de quem
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem cena pós-créditos?
Executivos da Sony contestam as alegações dos entrevistados. Amy Pascal, ex-presidente da Sony Pictures, disse ainda que mais de mil profissionais trabalharam em Aranhaverso 2 e que cerca de cem deles deixarem o projeto é algo normal.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso segue em cartaz nos cinemas do Brasil. Mundialmente, o longa de animação já quebrou a marca dos US$ 500 milhões de bilheteria.
Já o terceiro filme da franquia, intitulado Spider-Man: Beyond the Spider-Verse (Além do Aranhaverso, em tradução livre), estreará em 29 de março de 2024.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.