Filmes

Lista

Alita: Anjo de Combate | 11 momentos do filme tirados direto do mangá

Filme é baseado na obra de Yukito Kishiro

Mariana Canhisares
14.02.2019
16h03

Para Alita: Anjo de Combate o diretor Robert Rodriguez teve a clara intenção de levar para as telas uma adaptação muito fiel ao mangá de Yukito Kishiro, com momentos que chegam a ser praticamente uma reprodução quadro-a-quadro da obra original.

Confira alguns deles a seguir:

Quando Ido encontra Alita

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

O filme começa com o primeiro encontro entre Ido e Alita, quando ele a encontra descartada no lixão da Cidade de Sucata. Além da grandiosidade do cenário, que é presente em todo o mangá, Rodriguez recria quase que exatamente o enquadramento na cena. Até mesmo a fotografia do filme reproduz as cores da versão colorida do mangá.

Desconfiança de Alita

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Em determinado ponto do mangá, Alita começa a desconfiar que Ido está machucando ciborgues e o segue, determinada a impedi-lo. O longa recria a tensão na desconfiança da heroína de forma semelhante à obra original. Na imagem acima, dá para ver que toda a caracterização é bastante fiel, com destaque ao martelo na mão de Ido.

Luta no esgoto

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Um dos grandes embates do longa é entre Alita e Grewishka (que se chama Makaku no mangá). Com um corpo aperfeiçoado, o vilão tem a habilidade de usar cada um dos seus dedos como uma arma individual e ele os joga contra o corpo da ciborgue, na tentativa de matá-la. Assim como no mangá, a Alita do filme consegue desviar deles sem muito esforço. É interessante notar que os grandes saltos e toda a intensidade do combate original foram levados para os cinemas.

Momento adolescente

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Como no mangá, Alita tem uma postura meio adolescente no filme e, constantemente discute com Ido sobre as expectativas que ele tem para a vida dela. Do mesmo modo que a obra de Kishiro, o longa recria em computação gráfica a força da protagonista e as expressões de raiva dela no ápice da briga.

Sangue na cara

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

No mangá, a protagonista faz essas duas listras com sangue no rosto quase que instintivamente durante a luta contra Grewishka, como se o próprio condicionamento cerebral dela estivesse indicando que ela foi uma guerreira no passado.

Briga no bar Kansas

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

No mangá, Alita humilhou Zapan em uma briga de bar, quando tentava convencer os demais guerreiros caçadores a ir atrás de Grewishka com ela e Ido. O filme recria esse momento com a heroína acabando com o personagem sem muito esforço. Zapan fica muito incomodado com a petulância da guerreira, o que causa diversos problemas no decorrer da história.

Raiva de Zapan

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Como parte do seu plano de vingança contra Alita, o guerreiro caçador Zapan machuca os amigos de Hugo (Yugo no mangá), o par romântico da ciborgue. Sabendo que a garota está apaixonada por Hugo, o vilão usa o menino para atingi-la tentando incriminá-lo antes de tentar assassiná-lo.

Motorball

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

No universo de Alita: Anjo de Combate, o principal entretenimento é o Motorball, um esporte cujo objetivo é simples: completar um circuito com a posse da bola, ou pelo menos ser o último participante de pé. Essa última parte é importante, porque a corrida permite que os competidores combatam entre si e o filme transmite com fidelidade a alta tensão que o esporte gera no mangá.

Vector

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Logo após ser resgatada por Ido, Alita faz amizade com Hugo, um garoto que tem o grande sonho de ir para Zalem e para isso trabalha para o enigmático Vector. No mangá, a apresentação do vilão é emblemática, um momento que o filme recria com perfeição graças à impactante presença de Mahershala Ali, que dá vida ao empresário no longa.

Spoiler 01: O Ladrão de Peças

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Após descobrir que Ido não estava por trás dos roubos de peças, Alita continua a investigar e descobre que o verdadeiro culpado é Hugo. No mangá, a revelação é feita antes que a ciborgue descubra, em uma cena que mostra um roubo bem-sucedido, sequência que o filme recriou e ampliou, dando mais importância aos amigos de Hugo.

Spoiler 02: Subindo para Zalem

Alita: Anjo de Combate/Fox/Reprodução

Após descobrir que seu grande sonho de ir para Zalem jamais acontecerá, Hugo decide em um momento de desilusão que vai chegar à cidade no céu de qualquer jeito. Para isso, ele decide subir através de um cabo que sustenta Zalém. Porém, essa passagem é protegida por um mecanismo criado para assassinar qualquer um que tente. A última cena do filme retrata justamente esse momento em que Alita tenta impedir Hugo, que decide morrer tentando.