Juliette Binoche e Meryl Streep na cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2024 (Caio Coletti/Omelete)

Créditos da imagem: Juliette Binoche e Meryl Streep na cerimônia de abertura do Festival de Cannes 2024 (Caio Coletti/Omelete)

Filmes

Artigo

Meryl Streep recebe Palma de Ouro: “Obrigada por não se cansarem de mim”

Atriz foi homenageada por Juliette Binoche em cerimônia de abertura de Cannes

Omelete
4 min de leitura
14.05.2024, às 18H56.

O Festival de Cannes 2024 deu sua largada com uma cerimônia de abertura sentimental, apresentada por Camille Cottin, mas protagonizada pela presidente do júri Greta Gerwig e por Meryl Streep, que veio receber sua Palma de Ouro honorária. O Omelete acompanhou a cerimônia ao vivo. 

Recebida com um clipe celebratório de sua carreira, incluindo cenas de clássicos como O Franco Atirador (1978), Kramer vs. Kramer (1979) e A Escolha de Sofia (1982), além de sucessos recentes como O Diabo Veste Prada (2006) e Mamma Mia! (2008), Streep brincou com a passagem do tempo no vídeo. Assistir a essa compilação foi como estar a bordo de um trem-bala, olhando pela janela e vendo a minha juventude se tornar a minha meia-idade, que por sua vez se tornou o momento que eu vivo agora, disse ela. 

São tantas faces e tantos lugares, mas me lembro muito claramente de estar aqui em Cannes pela última vez [em 1989, quando venceu a Palma de melhor atriz por Um Grito no Escuro]. Na época, eu já era mãe de três crianças e estava prestes a fazer 40 anos, o que significava que minha carreira estava acabando, realisticamente falando, continuou. As únicas razões pelas quais, 35 anos depois, eu estou aqui novamente, são os artistas maravilhosos com quem trabalhei, e o apoio de cada um de vocês na plateia. Muito obrigada por não se cansarem da minha cara, por não desmbarcarem daquele trem-bala em que eu estou”.

Minha mãe, que normalmente estava certa sobre tudo, uma vez me disse: ‘Meryl, você vai ver que tudo passa muito, muito rápido’. Realmente passou, e ainda passa - com a exceção do meu discurso, que já está muito longo. Obrigada por esta honra maravilhosa, arrematou a homenageada.

O discurso emocionado de Streep, que saiu do palco com sua Palma de Ouro honorária, foi a cereja no bolo de uma noite cheia de choros e declarações de amor. Logo antes dela, por exemplo, Juliette Binoche precisou parar sua introdução várias vezes para segurar as lágrimas diante da admiração pela homenageada.

Quando te vejo na tela, não vejo só você. Vejo um movimento que passa por você, que chamamos de atuação, mas na verdade é algo a mais. É uma conexão que começa na sua presença, na beleza que você deixa chegar a você, do lugar de intenção, pensamento, energia, amor e verdade no qual você se coloca. De onde vem isso? Perda, amor. Você nasceu assim? Como sonhou chegar até aqui? Eu não sei, mas sei que existe uma crença dentro de você que me permite acreditar também”, refletiu a premiada atriz francesa.

Se as contribuições das mulheres ainda são muito invisíveis na sociedade, as suas não são. Você nos ajudou a rir, a chorar, a nos inspirar. Você encontrou um lugar que é só seu na história do cinema, que te tornou um tesouro internacional”, continuou. Você mudou a forma como olhamos para as mulheres no cinema, porque nos ajudou a olhar para nós mesmas de forma diferente”.

A presidente do júri Greta Gerwig, enquanto isso, foi recebida com uma performance ao vivo da cantora francesa Zaho de Sagazan, que dançou e cantou “Modern Love”, de David Bowie, para homenagear a antológica cena de Frances Ha embalada pela canção. “Greta, você é um presente para o festival, então nós temos um presente para você, comentou a apresentadora Cottin antes da apresentação.

Em sua própria introdução, Gerwig declarou seu “amor absoluto ao cinema” e comemorou a oportunidade de “dividir os filmes do Festival de Cannes com seus colegas de júri e com todos os membros do público”.

O Festival de Cannes 2024 acontece entre 14 e 25 de maio, exibindo filmes aguardados como Furiosa: Uma Saga Mad Max e Megalopolis, de Francis Ford Coppola, entre muitos outros. Fique de olho no Omelete para a cobertura completa.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.