Emmy 2021: Cerimônia principal não premiou nenhum ator não-branco

Créditos da imagem: Michaela Coel em I May Destroy You (Reprodução)

Séries e TV

Notícia

Emmy 2021: Cerimônia principal não premiou nenhum ator não-branco

Vencedores da noite não refletiram indicações com recorde de diversidade

Caio Coletti
20.09.2021
01h08

Todos os 12 prêmios de atuação distribuídos na noite de hoje (19) no Emmy 2021 foram para atores brancos. A falta de diversidade entre os vencedores, notada pelo The Hollywood Reporter, vem após um ano positivo nas indicações - 44% dos atores lembrados pelos votantes do Emmy eram não-brancos, um recorde, mas isso não se traduziu em premiações.

Na semana passada, durante a premiação técnica do Creative Arts Emmys, três atores negros receberam estatuetas nas categorias secundárias de melhor ator/atriz convidado: Courtney B. Vance (Lovecraft Country), Dave Chappelle e Maya Rudolph (ambos pelo Saturday Night Live).

O THR também notou que, mesmo fora das categorias de atuação, a cerimônia principal do Emmy 2021 não teve muitos vencedores não-brancos: RuPaul levou melhor reality de competição por Drag Race (se tornando a pessoa negra mais premiada da história do Emmy), Michaela Coel recebeu o troféu de roteiro em minissérie por I May Destroy You, e Debbie Allen foi homenageada com o Governors Award.

Na abertura da cerimônia, o apresentador Cedric the Entertainer até fez piada com a dificuldade que atores não-brancos enfrentam em premiações: "A boa notícia é que temos muitas pessoas negras indicadas nesta noite. Como o meu amigo Anthony Anderson... Esta a 11ª indicação dele, mas hoje Anthony concorre contra Michael Douglas e Ted Lasso. Boa sorte, parceiro, mas preciso dizer: parece que ainda é difícil aqui para a gente".

Além de Anderson, outros atores não-brancos indicados ao Emmy 2021 que acabaram saindo de mãos abanando da premiação foram Mj Rodriguez Billy Porter (Pose), Kenan Thompson (KenanSaturday Night Live), Rosie Perez (The Flight Attendant), Bowen Yang (Saturday Night Live), Cynthia Erivo (Genius: Aretha), Lin-Manuel Miranda e o elenco de Hamilton, e a própria Michaela Coel.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.