Séries e TV

Artigo

Emmy 2020 | As apostas nas categorias de comédia

Edição deste ano parece que terá disputa acirrada entre The Marvelous Mrs. Maisel e Schitt's Creek

Mariana Canhisares
14.09.2020
18h35

O Emmy 2020 acontecerá neste domingo (20) sob o comando do apresentador Jimmy Kimmel e, ao que tudo indica, a disputa entre os indicados será bastante acirrada, especialmente nas categorias de comédia. Neste ano, há duas séries fortíssimas: The Marvelous Mrs. Maisel e Schitt's Creek. Elas estão indicadas em praticamente todas as categorias principais - a série do Prime Video ficou de fora de Melhor Roteiro e Melhor Ator - e podem monopolizar a noite.

Talvez o exemplo mais claro do grau de competição entre ambas esteja na categoria Melhor Atriz. Enquanto Rachel Brosnahan consegue sua terceira indicação consecutiva pelo papel da aspirante a comediante Midge Maisel, a experiente Catherine O'Hara tem ao seu favor seu currículo invejável e a popularidade tardia da série do Pop TV. Tendo em vista ainda que esta foi a última temporada de Schitt's Creek, não se pode descartar a possibilidade dos votantes enxergarem a premiação como uma última chance de reconhecê-la por sua performance.

No entanto, isso não quer dizer que as duas séries disputarão categoria por categoria. Na realidade, cada uma delas se destaca em prêmios específicos. Por exemplo, Eugene Levy, criador e protagonista de Schitt's Creek, é um forte concorrente para Ted Danson, de The Good Place, na categoria Melhor Ator. Já Alex Borstein, a Susie de The Marvelous Mrs. Maisel, aparece com uma boa vantagem em relação às demais indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante - até porque ela levou o troféu nas últimas duas edições.

Por isso, a expectativa é que a disputa pelo principal prêmio do segmento, isto é, Melhor Série de Comédia, fique entre as duas. Entretanto, há de se considerar um seriado que pode surpreender na reta final. Assim como Schitt's Creek, The Good Place se despediu neste ano com uma temporada elogiadíssima - o site Omelete, por exemplo, deu 5 ovos -. Além do fator última temporada, o fato de ela ser criação de Michael Schur e ter um elenco invejável, encabeçado por Kristen Bell e Danson, pode ajudar a conquistar o voto das pessoas.

Mas, mesmo se The Good Place não sair com o troféu de Melhor Série de Comédia, um prêmio certamente eles levam: Melhor Ator Convidado. Não há a menor chance da Maya Rudolph, a Juíza Gen, não sair vencedora da noite.

AS OUTRAS POSSÍVEIS SURPRESAS

Embora algumas escolhas pareçam óbvias, todo Emmy surpreende com ao menos uma vitória inesperada de um azarão. Pois bem, quem podem ser esses felizardos?

Há dois nomes que, mesmo se terminarem a cerimônia sem prêmios, merecem muita atenção. Ambos são protagonistas das suas próprias séries, além de atuarem como roteiristas, diretores e produtores. Em outras palavras, são profissionais completos. Os nomes em questão são Issa Rae, responsável por Insecure, e Ramy Youssef, criador de Ramy. Vale notar que este último, inclusive, está indicado a Melhor Diretor, ou seja, se não surpreender levando o prêmio de Melhor Ator no lugar de Danson e Levy, ele pode ainda derrotar Amy Sherman-Palladino e Daniel Palladino, de The Marvelous Mrs. Maisel, na categoria de Direção.

Por fim, esperar que What We Do in the Shadows leve Melhor Série é realmente sonhar alto, mas esta é uma produção que a cada temporada conquista mais crítica e público com sua ousadia boba e, por isso, poderia ter mais chances na categoria do que Curb Your Enthusiasm e O Método Kominsky. No entanto, ela pode sair ao menos com o prêmio de Melhor Roteiro, derrotando Schitt's Creek e The Good Place.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.