Duna será mais curto que Blade Runner 2049, mas mais longo que versão de Lynch

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Duna será mais curto que Blade Runner 2049, mas mais longo que versão de Lynch

Nova adaptação, dirigida por Denis Villeneuve, tem duração de 155 minutos, ou 2h35

Eduardo Pereira
20.08.2021
12h30

Considerando todo um novo universo e uma larga gama de personagens que precisa apresentar, quão longo será Duna, a nova adaptação cinematográfica do clássico literário de Frank Herbert? Segundo o jornal canadense La Presse, a mais nova aposta épica da Warner Bros. será mais curta que Blade Runner 2049 (2017), mas mais longa que a versão de David Lynch para a mesma história, de 1984: o novo filme de Denis Villeneuve terá duração de 155 minutos, ou 2h35.

A título de comparação, os supracitados Blade Runner 2049 e Duna (1984), têm duração de 2h43 minutos e 2h17 minutos, respectivamente. Usar a adaptação dos anos 1980 como parâmetro, inclusive, é ainda mais interessante quando lembramos que a nova versão divide em duas partes a história que Lynch tentou resumir a um só filme. Considerando a sequência, que terá Zendaya como protagonista se acontecer, Duna de Villeneuve pode ter duração prática de quase 6h.

Em 2019, foi revelado que a Warner Bros. já trabalhava no roteiro para uma sequência do filme, mas o estúdio ainda não oficializou um segundo filme. 

Em Duna, Zendaya vive Chani, uma jovem guerreira Fremen que protege Paul Atreides (Timothée Chalamet) dos perigos de Arrakis e vive um romance com ele. 

Na nova adaptação do clássico, Timothée Chalamet é o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna estreia em 14 de outubro nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.