Kyle MacLachlan em Duna, dirigido por David Lync

Créditos da imagem: Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Notícia

Duna | Denis Villeneuve ficou insatisfeito com versão dirigida por David Lynch

Apesar de ser fã do cineasta norte-americano, diretor canadense criticou filme de 1984

Eduardo Pereira
25.08.2021
15h36
Atualizada em
25.08.2021
17h10
Atualizada em 25.08.2021 às 17h10

Com Duna, Denis Villeneuve tem de não só fazer jus ao celebrado romance homônimo de Frank Herbert, como antes garantir que entregará um filme melhor que a adaptação de 1984 dirigida por David Lynch. Famoso por seus problemas de bastidores entre o diretor e a Universal Pictures, o filme é uma obra falha que ainda assim conquistou os corações de muitos fãs de cinema e do cineasta norte-americano. Só não agradou tanto o próprio diretor canadense da nova versão.

"Eu sou um grande fã de David Lynch, ele é o mestre. Quando eu vi Duna (1984), eu lembro de estar empolgado, mas a visão dele... Há partes que eu amo e outros elementos com os quais estou menos confortável", afirmo Villeneuve em entrevista concedida à Empire. "Então, me lembro de ficar insatisfeito. É por isso que eu pensava comigo mesmo: 'Ainda há um filme que precisa ser feito sobre esse livro, só carece de uma sensibilidade diferente'".

Na nova adaptação do clássico, Timothée Chalamet é o protagonista Paul Atreides, cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto - com a ajuda de sua mãe - e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna estreia em 14 de outubro nos cinemas brasileiros e, de acordo com a janela de exibição, deve entrar 35 dias depois para o catálogo da HBO Max. O elenco inclui ainda Oscar Issac, Dave Bautista, Rebecca Ferguson, Josh Brolin

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.