Conheça o Pacificador, personagem de John Cena em O Esquadrão Suicida

Créditos da imagem: Divulgação/Warner Bros.

Filmes

Artigo

Conheça o Pacificador, personagem de John Cena em O Esquadrão Suicida

Personagem serviu de inspiração para o Comediante de Watchmen

Gabriel Avila
22.08.2020
18h09

O painel de O Esquadrão Suicida no DC FanDome finalmente revelou quem são os personagens do grande elenco do filme de James Gunn (Guardiões da Galáxia). Dentre os destaques está o Pacificador, anti-herói que será interpretado pelo astro da WWE John Cena. Durante o painel, o ator descreveu seu personagem como um Capitão América babaca”, uma definição que dá pistas sobre como o personagem deve aparecer no longa.

Em sua versão original, o Pacificador é o alter-ego do diplomata Christopher Smith, que usa suas habilidades de combate para garantir a paz em países em guerra ou governado por ditadores. Essa versão positiva do personagem foi criada por Joe Gill e Pat Boyette em 1966 para a Charlton Comics, editora que anos depois foi comprada pela DC, que se interessava em personagens como Besouro Azul, Questão e o próprio Pacificador. O personagem só seria introduzido oficialmente ao Universo DC durante a saga Crise nas Infinitas Terras, quando sua personalidade foi drasticamente alterada.

À esquerda, o Pacificador na Charlton Comics. À direita, o personagem na DC Comics

Divugação/DC Comics

O Christopher Smith da DC Comics é um homem assombrado pelo fantasma de seu pai - quase literalmente. Quando criança, Christopher viu seu pai Wolfgang cometer suicidio após a revelação de que ele era o chefe de um campo de concentração nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Traumatizado, o garoto cresceu com impetos cada vez mais violentos, que ganharam força quando surgiram visões de seu pai exigindo que ele entrasse para o exército americano de forma a manter o legado da família vivo. Com isso em mente ele se alista e é mandado para o Vietnã, onde massacra uma vila inocente.

Julgado por seus crimes, ele passa 20 anos preso e quando sai é convocado para o Projeto Pacificador, uma equipe de elite secreta reunida pelo governo dos Estados Unidos para combater o terrorismo, mas não foi muito longe e acabou fechada antes mesmo de entrar em ação. Porém, ele decide continuar o projeto por conta própria e se torna o Pacificador, que utiliza suas técnicas militares em missões contra organizações terroristas e governos tiranos. Porém, conforme ele avança em sua missão, mais sua insanidade se agrava, tornando-o cada vez mais instável e violento.

Comediante de Watchmen, personagem inspirado pelo Pacificador
Divulgação/DC Comics

Inspiração para Watchmen

Essa versão sanguinária do personagem serviu de inspiração para o roteirista Alan Moore durante a criação da HQ Watchmen. Originalmente, o autor queria contar a história utilizando os personagens da Charlton que a DC tinha acabado de comprar. Como a história era considerada muito violenta, a editora o instruiu a criar personagens inspirados nos originais. Com isso o Besouro Azul virou o Coruja, o Questão virou o Rorschach e o Pacificador virou o Comediante, outro ex-militar com um caráter absolutamente questionável que passou a fazer missões para o governo dos EUA após voltar da Guerra do Vietnã.

Resta esperar para ver como será a versão de John Cena para o personagem. A única garantia está na ação, já que o vídeo de bastidores de O Esquadrão Suicida revelado durante o DC FanDome mostra o personagem trocando porrada franca ao lado da equipe. A estreia é prevista para 6 de agosto de 2021.