Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Besouro Azul faz referência a clássicos mexicanos da TV aberta

Sim, esse texto tem spoilers

Omelete
3 min de leitura
Nico
18.08.2023, às 11H46.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H45
Besouro Azul

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

[Spoilers de Besouro Azul à frente]

Dizer que Besouro Azul não tem a menor vergonha de ser um filme de latino-americanos para latino-americanos não é exagero. O filme de Ángel Manuel Soto tem um número considerável de atores e personagens de nacionalidade ou ascendência mexicana e a relação entre a família Reyes provavelmente criará identificação a muitos fãs, mas o diretor incluiu outras referências para fazer seu público-alvo se sentir em casa nos cinemas.

Omelete Recomenda

Mais do que usar algumas estéticas e coreografias inspiradas em animes e tokusatsus, Soto trouxe dois clássicos da TV aberta latina de forma bem explícita e divertida. A primeira dessas produções é Maria do Bairro, novela mexicana entre 1995 e 1996 e que tem alguns paralelos com a trama de Besouro Azul — mais especificamente, uma pessoa jovem e rica, Jenny (Bruna Marquezine), se encontrando, acolhendo e se apaixonando por alguém que vivia em dificuldades, Jaime (Xolo Maridueña), e lhe apresentando uma vida completamente nova. A telenovela, exibida no Brasil pelo SBT e hoje disponível no Globoplay, é citada duas ou três vezes ao longo do filme, com Milagro (Belissa Escobedo) e Nana (Adriana Barraza) inclusive cantando a música tema do programa.

O outro clássico mexicano que se faz bastante presente em Besouro Azul é O Chapolin Colorado. O personagem de Roberto Bolaños é a inspiração por trás das cores e do nome de um aparelho tecnológico criado por Rudy (George Lopez) para hackear o sistema de segurança das Indústrias Kord, substituindo as imagens das câmeras por episódios da série que por anos alegrou a programação da TV aberta. O diretor ainda “assina” o longa com sua própria versão de “não contavam com a minha astúcia”, encerrando a produção com uma cena pós-créditos que nada mais é do que a abertura do seriado de Chespirito e uma frase espirituosa do personagem de Lopez.

Besouro Azul é protagonizado por Jaime Reyes (Xolo Maridueña), jovem que ganha poderes após encontrar um misterioso escaravelho. Bruna Marquezine vive Jenny Kord, que é quem dá ao protagonista o artefato mágico - e que se torna seu interesse romântico, claro.

O elenco do filme ainda conta com Susan Sarandon (Thelma & Louise), George Lopez (As Aventuras de Sharkboy e Lavagirl), Adriana Barraza(Rambo: Até o Fim) e Damián Alcazar (As Crônicas de Nárnia).

Angel Manuel Soto dirigiu Besouro Azul a partir de um roteiro do escritor mexicano Gareth Dunnet-Alcocer, que escreveu o remake de Scarface.

O filme já está em cartaz no Brasil. A seguir, assista ao nosso veredito:

*****

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram (t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.