Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Artigo

Bebê vai morrer? Aquaman 2 pode recriar momento mais sombrio do herói nas HQs

Arthur Curry Jr., o Aquababy, foi morto pelo Arraia Negra nos anos 1970

Omelete
4 min de leitura
Nico
14.09.2023, às 17H52.
Atualizada em 28.02.2024, ÀS 00H45
Aquaman 2: O Reino Perdido

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Como ao menos três Robins podem confirmar, infanticídio é um tema muito mais recorrente nos quadrinhos que nos cinemas. Mas, pelo que vimos no trailer de Aquaman 2: O Reino Perdido, já é possível imaginar esse crime sendo cometido nas telonas. Afinal, o Arraia Negra de Yahya Abdul-Mateen II planeja “acabar com a linhagem” de Arthur (Jason Momoa), em uma trama que se aproxima bastante da sombria Adventure Comics #452, em que o vilão mata o filho do rei de Atlântida.

Introduzido em 1965, Arthur Curry Jr. era filho do Aquaman com Mera e herdeiro do trono de Atlântida. Apesar de sua importância para a família real, o Aquababy nunca teve um papel realmente grande nas aventuras do pai e até hoje é mais lembrado por seu fim do que por seu curto tempo de vida. Sua morte, publicada em 1977, teve um impacto gigantesco na revista, causando a separação do casal real e abrindo caminho para o período mais sério pelo qual o herói passou entre os anos 1980 e 1990.

Omelete Recomenda

A edição da morte de Arthur Jr. segue sendo um dos momentos mais infames da DC Comics e, no primeiro trailer de O Reino Perdido, é possível encontrar algumas dicas de que James Wan estaria disposto a revisitar essas páginas. A primeira delas, é claro, é o fato do personagem ser introduzido justamente num longa em que o principal vilão é o Arraia Negra.

A presença simultânea do Aquababy e do Arraia em O Reino Perdido é, de certa forma, uma Arma de Chekhov, conceito dramático que prega que, se você mostrar uma arma em determinado momento de um filme, ela precisa ser disparada. A mera presença dos dois num mesmo longa já supõe ao menos que o vilão tentará assassinar o príncipe marinho. Essa morte, no entanto, já foi evitada em várias adaptações da DC, incluindo Liga da Justiça, Justiça Jovem e Batman: Os Bravos e Destemidos. Wan, por outro lado, é cria do terror e não é impossível imaginar o diretor adaptando o final trágico para chocar seus espectadores.

Aquaman 2: O Reino Perdido
Warner Bros./Divulgação

Outro detalhe que sugere a morte do príncipe de Atlântida é a cena em que Arthur e Mera (Amber Heard) tentam invadir um submarino do Arraia na porrada. O desespero dos dois em invadir a embarcação obviamente indica um perigo imediato para algum ente querido de ambos. Considerando a obstinação do vilão em destruir tudo o que o Aquaman ama, é bem provável que o garoto seja sequestrado em algum momento e colocado em risco mortal entre o segundo e terceiro atos.

Faltando ainda três meses para o lançamento de O Reino Perdido, o possível infanticídio já se tornou uma das principais discussões acerca do longa. Só de saber que o Arraia dividirá o longa com Arthurzinho, alguns fãs dos gibis já começaram a se preparar para a possibilidade do Aquababy não chegar vivo ao final da sequência. Como todo filme que adapta grandes personagens HQs, o público já se dividiu entre aqueles que querem ver a criança sendo salva e aqueles que esperam por uma adaptação mais fiel dos gibis, por mais cruel que ela seja.

Apesar da torcida de alguns “anti-bebês”, o tom de Aquaman 2 não parece dar espaço para um momento tão chocante quanto a morte de uma criança. Ainda que o trailer sugira a morte de familiares do Aquaman, é muito mais provável que as vítimas do filme sejam outras. A morte de Atlanna (Nicole Kidman) nas mãos do Arraia serviria para unir os Sete Reinos sob o comando de Arthur, enquanto um sacrifício de Orm (Patrick Wilson) pode dar ao seu arco de redenção um final heróico — quem sabe até salvando seu sobrinho de sufocar fora d’água.

Sim, a morte de Arthur Jr. foi extremamente marcante para os desenvolvimentos de Aquaman e Mera nos gibis, mas adaptá-la em um blockbuster pode queimar filmes da DC sob os olhos de espectadores mais casuais, que esperam um longa similar ao sucesso de 2018. Ainda que Wan não seja um cineasta covarde, é difícil imaginar a Warner lhe dando autorização para matar um recém-nascido em uma produção de alcance mundial - e é mais provável que o Aquababy siga tendo seu assassinato ignorado fora das páginas.

Novamente com direção de James Wan (Invocação do Mal), a continuação conta com o retorno de atores como Patrick Wilson, Yahya Abdul-Mateen II, Dolph Lundgren, Temuera Morrison, Nicole Kidman e Amber Heard. As novidades do elenco incluem Indya Moore (Pose) e Pilou Asbaek (Game of Thrones).

Mesmo com as greves dos roteiristas e dos atores ainda em andamento, Aquaman 2: O Reino Perdido mantém sua estreia para 25 de dezembro.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.