CCXP

Artigo

Conheça a Dama de Ferro, a provável vilã do filme da Viúva Negra

Rachel Weisz foi confirmada como Melina

Mariana Canhisares
07.12.2019
12h30
Atualizada em
06.12.2019
21h34
Atualizada em 06.12.2019 às 21h34

O Treinador pode não ser o único vilão do filme solo da Viúva Negra. Tendo em vista a relevância da atriz Rachel Weisz, assim como a confirmação de que ela interpreta uma personagem chamada Melina, tudo leva a crer que ela seja ninguém menos que Melina Vostokoff, a Dama de Ferro, uma antagonista clássica das HQs da heroína.

Assim como a Viúva Negra, a Dama de Ferro originalmente era uma agente a serviço do governo russo. Embora fizessem parte do mesmo time, ela e Natasha nunca se deram muito bem. Ao longo dos anos, Melina desenvolveu um ódio pela colega de espionagem. Logo, quando eventualmente abandonou o serviço russo e se tornou uma assassina de aluguel, não foi um problema ser contratada para dar fim à vida de Natasha. Habilidosa no combate corpo a corpo, além de ser uma notável espiã, Melina chegou perto de cumprir sua missão, mas a S.H.I.E.L.D. apareceu em um momento crucial, obrigando a sua fuga.

Em termos de visual, nos quadrinhos a vilã usa uma armadura relativamente parecida com a usada pelo Homem de Ferro, embora não chegue aos pés do seu nível de complexidade e variedade de apetrechos. Seu traje metálico a protege não apenas de impactos, mas também de rajadas de energia. Vale notar que ele ainda potencializa a força dos seus golpes, funcionando como uma espécie de exoesqueleto.

Viúva Negra e Dama de Ferro nos quadrinhos da Marvel Comics
Marvel Comics/Reprodução

Ao longo das publicações, a Dama de Ferro também fez parte de algumas equipes, sendo a mais importante as Femizonas. No grupo, ela era uma das tenentes de Superia, uma cientista e supervilã cujo principal objetivo era esterilizar o mundo e tentar construir uma nação exclusivamente feminina. Durante seu período no grupo, Melina ficou frente a frente com o Capitão América, um dos principais inimigos da equipe.

As intenções da Dama de Ferro no filme solo da Viúva Negra ainda são desconhecidos e, portanto, é muito cedo para identificar quais elementos dos quadrinhos de fato vão para o cinema. Claro, é improvável que as Femizonas cheguem às telas, justamente em um momento em que a Marvel começa a levantar a bandeira feminista. Porém, a escolha de uma vilã clássica das HQs parece um caminho interessante para honrar a história da Vingadora que se sacrificou pelo bem do universo no final de Ultimato.

A vilã pode servir como a porta de entrada para abordar os traumas psicológicos e físicos que a heroína de Scarlett Johansson sofreu nos seus tempos de KGB, temas que só foram brevemente mencionados em Era de Ultron. Em resumo, essa é a chance da Marvel finalmente tornar Natasha Romanoff uma personagem tridimensional.

Vale notar, porém, que o primeiro trailer da produção não aborda de modo algum essa faceta da personagem. Na realidade, a personagem de Weisz aparece entre os aliados de Natasha na sua missão em Budapeste. Será que a Marvel optou por ignorar por completo o material-base ou prepara uma virada em algum momento do filme?

Com direção de Cate Shortland (Lore) e roteiro de Jac Schaeffer, Viúva Negra é o filme que dá o pontapé para a fase 4 do MCU. Com estreia marcada para 30 de abril, a produção é ambientada entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita. Além de Johansson e Weisz, o elenco conta com David Harbour, Florence Pugh e O-T Fagbenle - veja quem é quem.