CCXP Worlds | Dave Gibbons celebra legado de Watchmen em painel especial

Créditos da imagem: CCXP Worlds

CCXP

Artigo

CCXP Worlds | Dave Gibbons celebra legado de Watchmen em painel especial

Co-criador da icônica HQ se diz surpreso em ainda responder perguntas inéditas após mais de 30 anos

Gabriel Avila
06.12.2020
14h19

Não é exagero dizer que Watchmen mudou os rumos dos quadrinhos, já que a desconstrução da figura dos super-heróis em uma trama complexa e madura repercute até os dias de hoje. Dave Gibbons, artista e co-criador da HQ ao lado de Alan Moore, celebrou esse incrível legado durante um painel especial na CCXP Worlds. O quadrinista revelou com grande felicidade que não imaginava que o sucesso da história seria tão duradouro:

“Pensamos que seria popular por alguns meses e então todos se esqueceriam dela. Falei muito sobre isso nos últimos 34 anos e já me perguntaram todos os tipos de perguntas, mas de vez em quando aparecem algumas que realmente me fazem pensar antes de responder”

Durante o painel, Gibbons ainda voltou às etapas iniciais da produção da HQ. Com o objetivo de criar uma HQ que gostariam de ler, ele e Alan Moore receberam da DC Comics uma rara liberdade criativa pouco concedida por editoras. “O editorial da DC nos deixou sozinhos fazendo o que queríamos porque não estávamos mexendo com nada como Superman ou Batman, com quem eles são mais cuidadosos com o que deixam as pessoas fazerem. Então nós apenas nos divertimos”.

Questionado sobre a parte mais difícil na produção de Watchmen, Dave Gibbons afirmou que foi sem dúvidas manter a consistência para que cada edição saísse tão boa quanto a anterior, já que as expectativas cresciam a cada novo número. “A coisa toda exigiu muito trabalho, mas foi um trabalho divertido. Quando você realmente se diverte fazendo algo, você sabe que valeu a pena e vira uma satisfação fazer algo difícil da melhor forma possível”.

Por fim, o quadrinista ainda relembrou com carinho a época da publicação de Watchmen. Gibbons revelou que ele e Alan Moore se esforçaram para se ater aos prazos e publicar a HQ mensalmente para que as pessoas pudessem se reunir em lojas de quadrinhos para poder comentar sobre a história mês após mês. “Acho que mesmo hoje essa é a importância das lojas de quadrinhos, mesmo que muitas não estejam abrindo neste momento [de pandemia]”.

CCXP Worlds: A Journey of Hope, primeira edição 100% digital do maior evento de cultura pop do mundo, acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2020. Os ingressos gratuitos e os pacotes especiais, que dão direito a atrações e brindes exclusivos, estão disponíveis no site www.ccxp.com.br.

Neste domingo (6), a Warner traz um painel imperdível, com filmes como Mulher-Maravilha 1984 e Esquadrão Suicida, e séries como His Dark Materials, Flash e Euphoria, com direito à presença de Zendaya. O line-up dos quadrinhos não está menos estrelado, com nomes como Dave GibbonsTom KingGail Simone e Art Spiegelman.

Quem perdeu alguma coisa ou quer rever os melhores momentos pode acessar os vídeos on demand, que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas depois da exibição ao vivo e ficam no ar até o dia 13 de dezembro.

Acompanhe a cobertura completa no siteTwitter e Facebook do Omelete.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.