CCXP19 | 10 personagens criados por John Romita Jr.

Créditos da imagem: Divulgação/Marvel Comics; Divulgação Netflix

HQ/Livros

Lista

CCXP19 | 10 personagens criados por John Romita Jr.

Kick-Ass, Shuri de Pantera Negra e mais

Fábio de Souza Gomes
30.04.2019
15h15
Atualizada em
17.06.2019
12h10
Atualizada em 17.06.2019 às 12h10

A CCXP confirmou o retorno de um dos maiores nomes da história do quadrinho para a edição 2019: John Romita Jr. O desenhista co-criou ao lado de diversos autores personagens importantes para o cânone de diversos heróis – entre eles vilões, protagonistas e até novos mundos que entraram para história das HQs.

Uma das maiores atrações da edição do ano passado, o quadrinista retorna ao Brasil e marcará presença no evento todos os dias no Artists’ Alley – espaço dedicado especialmente aos quadrinhos – em horários pré-definidos, e em painéis especiais nos auditórios. Todas as atividades terão a programação completa divulgada em breve.

A CCXP 2019, que acontecerá entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Os ingressos estão à venda no site oficial do evento.

Confira 10 personagens criados por JRJR:

Shuri

A irmã mais nova do Pantera Negra apareceu pela primeira vez nos quadrinhos somente em 2005 e foi criada por JRJR junto com o roteirista Reginald Hudlin. A personagem virou rapidamente uma das coadjuvantes mais importantes do herói e marcou presença no recente filme solo do herói, sendo interpretada por Letitia Wright. Nas HQs, ela chegou até a vestir o manto de Pantera Negra.

Kick-Ass

Em 2008, o quadrinista trabalhou ao lado de Mark Millar em um clássico recente das HQs: Kick-Ass. O novo personagem é um garoto fascinado por quadrinhos que decide virar um “herói da vida real”, lutando contra o crime mesmo sem nenhum poder. Apesar dos desenhos "infantis", a violência extrema foi um dos traços mais marcantes da publicação. Em 2010, a HQ ganhou uma adaptação aos cinemas estrelada por nomes como Aaron Taylor-Johnson, Chloe Grace-Moretz e Nicolas Cage.

Hit-Girl

Entre os vários personagens que nasceram em Kick-Ass, uma das mais cativantes definitivamente foi a Hit-Girl – uma jovem vigilante treinada por seu pai, Damon McCready (mais conhecido como Big Daddy). Apesar de ter começado como uma coadjuvante, rapidamente os criadores da personagem perceberam seu potencial e em 2012 ela ganhou uma própria minissérie. Recentemente, Mark Millar decidiu reformular a franquia e criou uma nova HQ focada na heroína, onde ela viaja o mundo enfrentando vilões – leia mais.

Justin Hammer

Criado em 1978 por JRJR ao lado de Bob Layton e David Michelinie, o personagem surgiu para ser originalmente um rival de Tony Stark. Ele é um dos motivos dos principais vilões do Homem de Ferro terem acesso à tecnologia avançada e exige que eles acabem com o herói. Hammer já apareceu no cinema em Homem de Ferro 2, quando foi interpretado por Sam Rockwell

Duende Macabro

Criado por JRJR ao lado de Roger Stern e Mike Zeck, a primeira versão do vilão é Roderick Kingsley – um bilionário e estilista que ficou obcecado por Norman Osborn, o Duende Verde Original, e, por isso, cria uma identidade própria para cometer crimes. O personagem ganhou ainda mais popularidade graças a animação do Homem-Aranha nos anos 90 e, até os dias de hoje, é visto como um dos principais rivais do Amigão da Vizinhança.   

Madame Teia

Criada por JRJR ao lado de Denny O’Neil, Cassandra Webb é uma das principais aliadas do Homem-Aranha. Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man #210, publicada em novembro dos anos 80, e ela conta com poderes como clarividência e ajuda o Teioso como uma espécie de guia. 

Forge

Chris Claremont e JRJR apresentaram o personagem em Uncanny X-Men #184, lançada em meados dos anos 80. Ele é mais conhecido por conta de sua facilidade em trabalhar com aparelhos tecnológicos e, nos quadrinhos, chegou a ter um breve relacionamento com Tempestade e depois com a Mística. Além dos X-Men, ele também é conhecido por seu trabalho junto a X-Factor. 

Homem-Hídrico

Mais um vilão do Aranha que nasceu da parceria entre Denny O’Neil e Romita Jr. O Homem-Hídrico apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man #212 e seu nome verdadeiro é Morrie Bench. Nos quadrinhos, ele trabalhava em um navio quando encontrou o Homem-Aranha lutando contra Namor. Por conta do combate, ele foi jogado no mar que estava repleto de substancias químicas – tendo seu corpo transformado. Ao longo dos anos, ele chegou a virar um herói, virou o Homem Lama após se fundir com o Homem-Areia e ficou conhecido por conta da série dos anos 90 do Amigão da Vizinhança.

Coração Negro

O personagem foi criado por JRJR ao lado de Ann Nocenti e apareceu pela primeira vez na edição 270 de Demolidor, lançada no fim de 1989. Ele é um dos vilões mais poderosos do Universo da Marvel e apareceu por conta de Mephisto. Ele ganhou uma chance no cinema no primeiro filme do Motoqueiro Fantasma estrelado por Nicolas Cage

Monica Rambeau

JRJR criou a personagem ao lado de Roger Stern e a heroína apareceu pela primeira vez em Amazing Spider-Man Annual #16, lançada em 1982. Ela teve diversas identidades secretas ao longo dos anos, a primeira sendo a Capitã Marvel. Mais tarde, ela adotou os codinomes Fóton, Pulsar e Espectro.