Yesterday, Across The Universe e mais: filmes inspirados nos Beatles

Créditos da imagem: Across The Universe/Columbia Pictures/Yesterday/Universal Pictures/Divulgação

Filmes

Lista

Yesterday, Across The Universe e mais: filmes inspirados nos Beatles

Novo longa de Danny Boyle explora como seria o mundo sem o quarteto de Liverpool

Julia Sabbaga
04.09.2019
14h26

O novo filme de Danny Boyle, Yesterday, explora a ideia de como seria um mundo sem os Beatles, mas ele é de longe o primeiro filme inspirado pela importância e influência do quarteto de Liverpool. Desde documentários até musicais, o cinema sempre se aproveitou do legado de Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr para criar histórias. 

Aproveitando a onda de Yesterday, confira abaixo mais filmes que foram inspirados nos Beatles:

All This and World War II - 1976

Em 1976, um filme surreal foi lançado, o pseudo-documentário All This and World War II, longa que combinava registros da 2ª Guerra Mundial com uma trilha sonora apenas de músicas dos Beatles. Também usando cenas de filmes da 20th Century Fox, o filme reunia imagens de figuras como Milton BerleHumphrey Bogart, Clark GableAdolf HitlerBenito MussoliniFranklin Delano RooseveltJoseph Stalin e por aí vai. 

Apesar de ter sido um desastre de crítica e bilheteria, All This and World War II fez dinheiro através de sua trilha sonora, composta apenas de covers dos Beatles feitos por outros artistas. O álbum com as músicas do filme acabou arrecadando mais dinheiro do que a própria produção. 

A trilha sonora de All This and World War II conta com versões dos Beatles feitas por Elton John, Keith Moon, Rod Stewart, Bee Gees, Peter Gabriel, Tina Turner e mais. 

The Rutles: All You Need Is Cash (1978)

Em 1978, Eric Idle, do Monty Phyton, e Neil Innes, frequente colaborador do grupo de comédia britânico, escreveram The Rutles: All You Need Is Cash, um mockumentary (documentário paródia) sobre a banda fictícia The Rutles, que eventualmente se tornou uma banda real. O grupo era inspirado em Beatles e a trajetória mostrada no documentário trilha toda a carreira do quarteto. 

Na comédia, atores interpretaram personagens claramente inspirados em cada um dos quatro, com Eric Idle como Paul McCartney, Neil Innes como John Lennon, John Halsey como Ringo Starr e Ricky Fataar como George Harrison.

O filme ainda trouxe participações do próprio Harrison, além de Mick Jagger, Paul Simon, Ron Wood e comediantes como Bill Murray, John Belushi e Michael Palin.

Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1978)

No mesmo ano, os Bee Gees protagonizaram Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, um musical inspirado no álbum dos Beatles, com recriações de quase todas as músicas do disco, além de faixas do Abbey Road. O filme conta a história da banda lidando com forças malignas da indústria musical. 

No longa, que recebeu críticas majoritariamente negativas, os Bee Gees interpretam a Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, Peter Frampton interpreta Billy Shears e Steve Martin é Dr. Maxwell Edison, de "Maxwell Silver Hammer". Ainda, o filme conta com participações de músicos do Aerosmith, do Earth, Wind & Fire e de Alice Cooper.

Febre de Juventude - 1978

Em 1978, Robert Zemeckis (Forrest Gump: O Contador de Histórias, De Volta para o Futuro) lançou a sua estreia como diretor de um longa em Febre de Juventude (I Wanna Hold Your Hand), um longa sobre seis adolescentes de New Jersey que viajam para Nova York para tentar entrar na gravação do programa The Ed Sullivan Show que traria a icônica performance dos Beatles. Sem ingressos, os seis jovens passam por uma jornada de descobrimento e amadurecimento. 

Com uma trilha sonora totalmente formada por hits dos Beatles, Febre de Juventude também marcou a estreia de Steven Spielberg na produção executiva de um longa. 

Apesar de ter agradado o público, Febre de Juventude não arrecadou o suficiente para cobrir o custo de produção e foi considerado um fracasso comercial.

Uma Lição de Amor - 2001

Uma Lição de Amor, drama de 2001 dirigido por Jessie Nelson que rendeu uma indicação de melhor ator para Sean Penn conta a história de um pai com deficiência mental que luta pela guarda de sua filha, interpretada por Dakota Fanning. Sam (Penn) é fascinado pelos Beatles e até dá o nome da filha de Lucy Diamond, em homenagem à "Lucy In The Sky With Diamonds", de John Lennon. 

A ideia de Uma Lição de Amor era trazer uma trilha sonora totalmente formada por gravações dos Beatles, mas quando a produção não conseguiu o direito das canções, o longa reuniu nomes como Rufus Wainwright, Wallflores, Eddie Vedder, Sheryl Crow, Black Crowes e Nick Cave para versões alternativas, que embalam toda a jornada de Sam e Lucy. 

Across The Universe - 2007

Em 2007, a diretora de FridaJulie Taymor, dirigiu o musical Across The Universe, inspirado nas canções dos Beatles, contando a história de um romance entre uma estudante chamada Lucy (Evan Rachel Wood) e um artista de Liverpool, Jude (Jim Sturgess). 

Com a Guerra do Vietnã como pano de fundo, o filme se utiliza de músicas dos Beatles para contar histórias de diferentes personagens também inspirados nas canções (com nomes como Sadie, de "Sexy Sadie", Max de "Maxwell's Silver Hammer" ou Prudence, de "Dear Prudence"). 

O musical ainda conta com participações musicais de Bono, Joe Cocker, Salma Hayek e mais.