Beatles | Paul McCartney esclarece uso de IA em faixa inédita: "tudo é real"

Música

Notícia

Beatles | Paul McCartney esclarece uso de IA em faixa inédita: "tudo é real"

Baixista explicou que tecnologia não criou nada artificial, mas foi utilizada para selecionar e limpar gravações

Omelete
2 min de leitura
23.06.2023, às 10H34
ATUALIZADA EM 23.06.2023, ÀS 11H02
ATUALIZADA EM 23.06.2023, ÀS 11H02

Depois de anunciar uma música nova dos Beatles, possibilitada pela tecnologia de Inteligência Artificial, Paul McCartney retornou para esclarecer a confusão ao redor da notícia. O baixista publicou um comunicado nas redes sociais para explicar que IA não criou nada e não compôs trecho algum - mas auxiliou na captura de gravações antigas. Confira a declaração:

"Tem sido ótimo ver a resposta animada ao novo projeto dos Beatles. Ninguém está mais ansioso que nós para compartilhar algo com vocês mais tarde, este ano.

Nós vimos certa confusão e especulação sobre isso. Parece que muito é chute. Não posso falar muito neste momento, mas só para esclarecer, nada foi criado artificialmente ou sintéticamente. É tudo real e nós tocamos na faixa. Nós limpamos algumas gravações - um processo que está em andamento há anos.

Esperamos que vocês amem tanto quanto nós". 

A expectativa é que o lançamento seja "Now and Then", faixa composta principalmente por John Lennon pouco antes de sua morte, em 1980. Na década seguinte, McCartney recebeu uma fita cassete da viúva do seu ex-colega de banda, Yoko Ono, contendo uma demo da música.

A inteligência artificial, introduzida a Paul pelo diretor Peter Jackson (que trabalhou com os Beatles sobreviventes no documentário Get Back), permitiu que a canção fosse finalizada. Paul caracterizou "Now and Then" como "a canção final dos Beatles".

Na ativa entre 1960 e 1970, os Beatles se tornaram uma das bandas mais bem-sucedidas e cultuadas da história da música. Hits como "Hey Jude", "Help!" e "Come Together" marcaram a trajetória do grupo.

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.