Filmes

Lista

Tudo que sabemos sobre The Batman

Matt Reeves comanda novo filme do Homem Morcego, que trará versão mais jovem do herói

Julia Sabbaga
05.03.2020
20h11
Atualizada em
23.08.2020
16h27
Atualizada em 23.08.2020 às 16h27

Com os detalhes de The Batman sendo revelados aos poucos, e o primeiro teaser já divulgado, a expectativa para o novo filme do Homem-Morcego só aumenta. Apesar de termos recebido apenas algumas informações sobre a trama, declarações, inspirações e referências já nos dão algumas pistas do que esperar do filme de Matt Reeves

Com isso, reunimos abaixo tudo que sabemos sobre The Batman:

Direção e Roteiro

The Batman terá direção de Matt Reeves, mais conhecido por seu trabalho em longas como Planeta dos Macacos: O Confronto e A Guerra, Deixe-me Entrar e Cloverfield: Monstro.

Reeves também serve como roteirista em The Batman, como fez em trabalhos como Felicity (série que também foi co-criador), Caminho Sem Volta além de Planeta dos Macacos: A Guerra e Deixe-me Entrar. Ele escreve o roteiro ao lado de Mattson Tomlin, que só trabalhou em curta-metragens até este ano.

Elenco e personagens

Grande parte do elenco de The Batman foi revelado, assim como seus respectivos personagens. No topo da lista está Robert Pattinson, conhecido por papeis em Crepúsculo, Harry Potter e O Farol, no papel do protagonista.

Desde o início das especulações havia uma indicação de que o filme seria recheado de vilões, e os anúncios de elenco não desapontaram neste sentido: Zoë Kravitz (Big Little Lies, Mad Max: Estrada da Fúria) será a Mulher-Gato, Paul Dano (Sangue Negro, Pequena Miss Sunshine) será o Charada, Colin Farrell (True Detective, Animais Fantásticos e Onde Habitam) será o Pinguim e John Turturro (O Grande Lebowski, Transformers) será Carmine Falcone, chefe de uma das principais famílias criminosas de Gotham.

Além destes, Jeffrey Wright (Westworld, 007) está confirmado como o Comissário Gordon, policial aliado do Batman, e Andy Serkis (O Senhor dos Anéis, Planeta dos Macacos) será Alfred Pennyworth, mordomo e principal figura paterna do herói.

Dois outros nomes também tiveram seus papeis revelados, mas ainda não há pistas sobre se serão antagonistas ou aliados: Peter Sarsgaard (The Looming Tower, Sete Homens e um Destino) interpretará Gil Colson, um promotor público de Gotham, e a atriz estreante Jayme Lawson interpretará Bella Reál, candidata à prefeitura de Gotham.

Trama e tom

Ainda não há uma sinopse de The Batman, mas no início do projeto, Reeves revelou que The Batman seguirá um Bruce Wayne mais novo, além de ter um tom noir e focar mais no lado detetive do herói. No início de 2019, o diretor descreveu: "Adoraria que este fosse um filme em que fôssemos em uma jornada para rastrear criminosos e resolver crimes, permitindo que o personagem tenha um arco e passe por uma transformação."

Seguindo na linha do filme investigativo e noir, Reeves já citou uma influência do filme Chinatown, e integrantes do elenco já descreveram o roteiro de modos diferentes. Enquanto Pattinson explicou que sua versão do herói será "louca e perversa", Colin Farrell já descreveu a história como "bonita, sombria e relevante".  

Outro elemento que pode ajudar a imaginar a história de The Batman é o título de produção do longa, que foi revelado como Vengeance ("Vingança" em inglês). 

Primeiras especulações indicavam também que o filme se passará nos anos 90, o que faria sentido com o universo da DC nos cinemas e a idade do próprio Pattinson, que interpreta um Batman mais jovem. 

Adaptação de qual HQ?

Matt Reeves já anunciou que de The Batman não adaptará diretamente uma HQ do herói, mas alguns elementos revelados indicaram possíveis inspirações em histórias clássicas. 

Uma das especulações mais prováveis é que Reeves se baseie fortemente na HQ O Longo Dia das Bruxas, publicada em 1996, escrita por Jeph Loeb e com artes de Tim Sale. O maior indicativo disso é a presença do personagem Carmine Falcone (Turturro), chefe de uma das principais famílias criminosas de Gotham. Na trama, Batman, Jim Gordon e Harvey Dent lutam contra os crimes de Carmine Falcone enquanto surgem uma série de mortes assinadas por Feriado, misterioso vilão que mata em datas comemorativas.

Outra inspiração possível é Batman – Ano Um, de Frank Miller David Mazzucchelli. Apesar de Reeves ter negado com todas as palavras de que o filme será baseado na HQ, o diretor compartilhou quadros da história no Twitter. Além disso, a iluminação do primeiro teaser do filme, que revelou Pattinson no traje, lembra a estética da história. Na trama, Bruce é um garoto que teve os pais assassinados e, tomado pelo luto, decidiu se tornar um vigilante mascarado para impedir que outros sofram perdas parecidas. 

Durante a DC FanDome, Reeves deu sua declaração mais direta sobre uma HQ, referenciando Ego, de Darwyn Cooke, por ser uma história que o Batman confronta seu lado sombrio. 

Visual

O visual de Robert Pattinson como Batman foi revelado oficialmente através de um curto vídeo, intitulado "teste de câmera". Apesar de mostrar a feição do herói e parte do traje do peitoral, a iluminação do vídeo manteve a aparência bem misteriosa. 

Com o início das filmagens externas, naturalmente já surgiram novas fotos, que mostram o uniforme do Homem-Morcego mais completo

Então, finalmente, com o primeiro teaser revelado, já podemos conferir com todos os detalhes os visuais dos vilões - que estarão em formação - e do próprio Homem-Morcego. A prévia já mostra um visual sombrio e noir.

Um dos detalhes que pode ser retirado das revelações é um possível aceno a Detective Comics #1000quando Bruce Wayne funde a arma de Joe Chill, o assassino de seus pais, para fazer uma placa de metal para proteger seu peito. O logotipo morcego que aparece no traje de The Batman poderia ser feito com a mesma arma.

Figurinista

A figurinista de The Batman é Jacqueline Durran, mais recente vencedora do Oscar, por seu trabalho em Adoráveis Mulheres

Duran já venceu o Oscar também por Anna Karenina, e já recebeu outras quatro indicações, por filmes como A Bela e A Fera e Orgulho e Preconceito

Trilha Sonora

M-Net Movies/Reprodução

Michael Giacchino, conhecido por seu trabalho em séries como Lost e filmes como Os Incríveis, fará a trilha sonora do longa. Foi Giacchino, inclusive, que compôs o rápido e sombrio tema que pode ser ouvido no teste de câmera de Pattinson. 

O compositor já trabalhou com Reeves em longas como Planeta dos Macacos: A Guerra Cloverfield: Monstro, e foi responsável também por trilhas como Homem-Aranha: Longe de CasaUp!, e Rogue One: Uma História Star Wars.

Falando sobre música, o primeiro teaser de The Batman é embalado por “Something in the Way”, canção lançada pelo Nirvana no icônico disco Nevermind.

Diretor de Fotografia

Além do mesmo compositor de Rogue One: Uma História Star Wars, The Batman terá também o mesmo diretor de fotografia do longa, Greig Fraser.

Indicado ao Oscar por Lion: Uma Jornada para Casa, Fraser atualmente trabalha também em Duna, e colaborou com Reeves em Deixe-Me Entrar

Traje da Mulher-Gato

Uma outra foto dos bastidores pode ter revelado um dos trajes da Mulher-Gato, que será vivida por Zoë Kravitz no novo longa. Diferentemente do protagonista, no entanto, Selina Kyle ainda não ganhou imagens feitas pelo diretor Matt Reeves. A personagem, no entanto, já surge no primeiro teaser e já confronta o protagonista. 

Novo Batmmóvel

Além de usar as redes sociais para revelar o uniforme do Cavaleiro das Trevas, Matt Reeves recentemente mostrou o visual do novo batmóvel. O possante de The Batman não lembra os tanques da Trilogia O Cavaleiro das Trevas ou dos filmes de Zack Snyder, mas ainda traz referências a outros veículos da história do herói, como o usado por Adam West na série dos anos 1960.