Filmes

Lista

Batman | 8 versões do herói no cinema

Bat-Affleck, Christian Bale e mais

Fábio de Souza Gomes
17.05.2019
13h30
Atualizada em
17.05.2019
16h02
Atualizada em 17.05.2019 às 16h02

Robert Pattison deve ser o novo Batman do cinema. O herói chegou à telona pela primeira vez no início dos anos 40 e teve versões infantis, realistas e mais sombrias. 

Confira as 8 versões do herói no cinema: 

Batman (1943)

Batman
Reprodução

A primeira adaptação foi realizada em 1943 com Lewis Wilson e mostra o Batman como um agente do governo dos EUA que tenta destruir os planos do agente japonês Dr. Daka, que opera em Gotham City no auge da Segunda Guerra Mundial. Na época eram realizadas séries no cinema e essa contou com 15 episódios, que entre as novidades apresentou a Batcaverna como um laboratório criminal que foi apresentado no segundo capítulo. 

Batman & Robin (1949)

A série é uma sequência do sucesso de 1943, mas com diferentes atores. Desta vez, Robert Lowery viveu o Batman, enquanto Johnny Duncan interpretou o Robin. A série focava na luta da dupla contra o Wizard, um vilão mascarado que contava com um dispositivo elétrico que controlava carros.

Batman: O Filme

A série clássica da década de 60 foi um marco da televisão e chegou nas telonas em 1966 com Adam West vivendo o Homem-Morcego e Burt Ward como o Robin. O longa chegou aos cinemas dois meses após o último episódio da primeira temporada e conta com quase todo o elenco principal de vilões com a exceção de Julie Newmar, que foi substituída por Lee Meriwether como a Mulher-Gato.

Batman (1989) e Batman – O Retorno (1992)

Tim Burton levou um lado mais sombrio ao cinema com sua versão do Batman. Uma das grandes polêmicas da época foi a escolha de Michael Keaton como o herói, pois na época o ator era mais conhecido por seus trabalhos em filmes de comédia. Por conta dele, a Warner recebeu cerca de 50 mil cartas reclamando da escolha e até parte da equipe de produção chegou a reclamar de Keaton e as críticas só acabaram após a divulgação da primeira foto – leia mais. O filme foi um sucesso e o ator voltou a viver o personagem em Batman – O Retorno.

Batman Eternamente

Assim que o diretor Joel Schumacher assumiu a franquia no terceiro filme, Michael Keaton decidiu deixar pois não estava satisfeito com a direção que o filme iria tomar e, por isso, foi substituído por Val Kilmer. Na época, publicações como a EW elogiaram a escalação pois o ator era “novo o suficiente para encabeçar a franquia por vários anos”. Porém, Schumacher chegou a afirmar que o ator era “infantil e impossível” de trabalhar e por conta de problemas no set Batman: Eternamente foi seu primeiro e último filme do herói.

Batman & Robin

George Clooney era um ator em ascensão no final dos anos 90. Ele havia feito com sucesso a transição de astro da televisão para estrela do cinema graças a filmes como Um Drink no Inferno. A ideia é que Batman & Robin desse início a uma nova séries de filmes do herói – que nunca aconteceu por conta do fracasso de público e crítica.

Batman – Trilogia Nolan

Depois de ficar na geladeira por conta do fracasso de seu último filme, o Cavaleiro das Trevas voltou em grande estilo ao cinema graças a Christopher Nolan. Originalmente, o cineasta queria Heath Ledger como o novo Batman, mas na época o ator não estava interessado em fazer um filme de herói. Com isso, atores como Cillian Murphyfizeram teste para o papel que acabou nas mãos de Christian Bale – uma notícia que foi recebida com reações mistas por parte de fãs e imprensa. Por conta do sucesso de Batman Begins, Ledger mudou de ideia e aceitou o papel de Coringa na sequência em uma performance icônica que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Nolan fechou a trilogia com O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Batman vs Superman / Liga da Justiça

Ben Affleck foi escolhido por Zack Snyder para ser o novo herói em Batman vs Superman, filme que expandiria o Universo DC no cinema. Inicialmente a reação dos fãs a escolha foi negativa e o lançamento do longa deixou os fãs ainda mais divididos: houve quem adorou a versão e pessoas que criticou Affleck como o herói.