Attack on Titan

Créditos da imagem: Attack on Titan/Reprodução

Séries e TV

Notícia

Attack on Titan retorna em temporada final com boa animação e guerra empolgante

Bastante aguardado, o primeiro episódio da última temporada mostra o que podemos esperar de Attack on Titan

Fábio Garcia
07.12.2020
09h24

No começo da noite deste domingo (6), os fãs brasileiros de Attack on Titan tiveram acesso ao primeiro episódio da última temporada da série. Foram quase sete anos de espera desde a estreia do anime, e todos estavam muito ansiosos para acompanhar o fim da jornada de Eren e seus amigos. Será que a temporada entregou tudo o que prometia, mesmo com as polêmicas envolvidas? Vamos conferir (com alguns spoilers leves).

O começo da nova temporada

Attack on Titan/MAPPA/Kodansha/Divulgação

O primeiro episódio da quarta temporada de Attack on Titan, intitulado "O Outro Lado do Oceano" é uma adaptação de dois capítulos do mangá, o de número 91 e o 92. Nele o grande destaque foi não contar com a presença dos personagem que estivávamos acompanhando no decorrer da série, ou seja, esqueça Eren, Armin, Mikasa e todos os outros, pelo menos momentaneamente. O episódio final da temporada passada terminou com os protagonistas observando o oceano, então agora é a hora de ver o que está acontecendo no destino dos heróis.

O episódio inteiro desse começo de temporada é ambientado boa parte em uma trincheira, no meio de uma guerra exaustiva promovida pelo exército de Marley. Quando os superiores já pensavam em sacrifícios dos soldados, a jovem Gabi Braun oferece uma saída para conseguir o exército avançar: ela cria uma armadilha para explodir o trem carregando a artilharia anti-titã, e assim começa a invasão.

Reprodução

Simultaneamente à invasão por terra dos soldados, três titãs assumem a frente de batalha para derrubar o exército do Oriente Médio. Acompanhamos então o Titã Blindado, o Titã Galliard e, por fim, o conhecido Titã Macaco que utiliza seu poder (e habilidade de baseball) para afundar a frota marítima do exército adversário.

Infelizmente (para o exército de Marley, claro), a munição anti-titã funciona muito bem e consegue furar inclusive a carcaça do Titã Blindado. Ou seja, a saída agora para manter o poderio de guerra é ir atrás do poder do Titã Fundador, que está... com o nosso protagonista Eren Yaeger.

O temor dos fãs: MAPPA

Há muito tempo os fãs de Attack on Titan estavam temerosos com a possibilidade da última temporada do anime ficar aquém das demais. O WIT Studio, responsável pela animação das primeiras temporadas, precisou pular fora da produção e o anime foi feito pelo estúdio MAPPA.

O MAPPA é muito querido pelos otakus por ter em seu currículo muitas animações de qualidade inquestionável, recentemente produziu The God of High School e Jujutsu Kaisen, mas o fato da mudança ter ocorrido de última hora acabou assustando os fãs. Mas aqui vem a boa notícia: pode relaxar, o MAPPA conseguiu entregar o que se esperava.

Reprodução

A animação dessa quarta temporada está muito bem realizada: tudo foi feito com bastante qualidade e as cenas de ação estão no mesmo nível do que os fãs se acostumaram com o WIT Studio. Em especial, a cena do Titã Blindado enfrentando o trem repleto de munição anti-titã foi muito satisfatória de se acompanhar.

Uma temporada de anime costuma ter altos e baixos, mas esse episódio provou que temos muitas chances das cenas de ação continuarem lá em cima. Vale também destacar a abertura muito bem feita: em vez de focar nos protagonistas, como em aberturas tradicionais de anime repletas de cenas com pessoas olhando para o horizonte, o MAPPA preferiu fazer uma abertura da guerra mais "artística". Várias explosões coloridas em cenários predominantemente brancos, marchas militares e uma música aflitiva que te tenta emular o gosto amargo de uma guerra. Muito positivo.

Congestionamento em streaming

A última temporada de Attack on Titan será disponibilizada pela Funimation, ainda sem data, e a Crunchyroll lançou o esperado episódio com legenda no começo da noite de domingo. A ansiedade dos fãs foi tamanha que o serviço de streaming noticiou uma rápida instabilidade em seus servidores, mas o problema logo foi contornado e os fãs conseguiram acompanhar o episódio final.

A instabilidade momentânea só reforça o tamanho de Attack on Titan no ocidente e a ansiedade dos fãs com essa leva conclusiva de episódios. Antes do anime dos titãs, somente os momentos decisivos de Dragon Ball Super causaram algum abalo no serviço de streaming.

Reprodução

O episódio, como era de se esperar, repercutiu nas redes sociais com milhares de menções a Attack on Titan. Só no Twitter apareceram entre os termos mais citados os nomes Reiner, Gabi e a tag #ShingekiNoKyojin.

O começo do fim se iniciou e logo mais poderemos ver a conclusão dessa história. Os novos episódios de Attack on Titan serão lançados na Crunchyroll sempre aos domingos, perto do começo da noite.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.