Attack on Titan

Créditos da imagem: Attack on Titan/Funimation/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Attack on Titan | Tudo que você precisa saber para chegar na quarta temporada

A história, as polêmicas e a principal pergunta: ainda dá pra alcançar o anime?

Fábio Garcia
01.12.2020
16h34

Em meados de 2013, o mundo otaku foi surpreendido com a estreia de Attack on Titan (Shingeki no Kyoujin no original, ou Ataque dos Titãs como ficou a versão em mangá publicada pela Panini). A animação bem feita, somada a uma trama empolgante e com pitadas de política, conquistou não só o público que já acompanha animes e mangás, mas também conseguiu atrair pessoas "fora da bolha".

Sete anos depois, finalmente estamos perto da estreia da última temporada da série e próximos de descobrir todo o mistério envolvendo os titãs. Mas, mesmo sendo o sucesso que foi, muita gente ainda não deu uma chance para a história de Attack on Titan, e rolam muitas dúvidas sobre o anime, seus mistérios e, principalmente, se ainda dá tempo de alcançar a nova fase da série. Aqui você terá as respostas às principais dúvidas e ainda fica sabendo onde assistir a Attack on Titan. Vamos lá?

Qual é a história básica de Attack on Titan?

A trama é ambientada em um mundo no qual existem titãs comedores de pessoas, e a humanidade vive em uma cidade cercada por várias muralhas para impedir que essas forças gigantescas ataquem. O protagonista é Eren, um garoto que vê sua mãe ser devorada por uma titã durante uma invasão e decide entrar na armada militar que caça essas criaturas. Ah, tem mais uma coisa importante: logo no começo da história descobrimos que Eren é capaz de se transformar em um titã.

Attack on Titan
Divulgação

Essa é a premissa básica da trama. Como Eren é capaz de se transformar em um titã, o público é levado a se questionar se os outros titãs também são seres humanos, e a dúvida vai aumentando quando, mais pra frente, os personagens enfrentam uma titã fêmea capaz de raciocinar.

Como toda história que deseja segurar o interesse do público, existe um grande mistério na trama: o pai de Eren deixou uma chave com o garoto que serve para abrir o porão da antiga casa, localizada em uma região tomada pelos titãs após o rompimento da muralha. Assim, parte da terceira temporada é basicamente os personagens participando de uma grande guerra para chegar ao porão e descobrir o mistério do mundo (em vários episódios com flashbacks reveladores).

Então o grande objetivo é o porão?

Sim e não. Claro, o autor Hajime Isayama colocou em Attack on Titan várias outras pequenas tramas para ambientar os espectadores, envolvendo personagens secundários ou a complicada linha hereditária da família real responsável pela cidade cercada. No entanto, durante muitas temporadas o porão era a linha de chegada para a revelação do grande mistério da história, e as descobertas de lá no final da terceira temporada abriram mais questionamentos sobre o mundo e nos deram pistas do que será a temporada final.

Reprodução

Resumindo uma explicação bem extensa, existe uma civilização além do mar, com tecnologia avançada e tudo mais, e essas pessoas segregaram as demais: seja mandando todo mundo para a ilha em que acompanhávamos a trama ou mesmo criando campos de concentração para pessoas de raças "impuras".

Como mostra o final da terceira temporada, Eren quer chegar ao outro lado do oceano para, ao lado de seus amigos Armin e Mikasa, destruir essa civilização. Plano simples, mas vai levar uma quarta temporada inteira para ser realizado.

Reprodução

Ainda há tempo de ver Attack on Titan junto com todo mundo?

O anime de Attack on Titan estreou no Japão em abril de 2013, e teve uma primeira temporada sendo transmitida até setembro do mesmo ano. O sucesso foi sem precedentes e impulsionou inclusive as vendas dos mangás no Japão e no resto do mundo. Como a animação estava muito perto da versão em quadrinhos, a produção precisou esperar um pouco até aparecer com mais episódios em 2017.

Até o momento Attack on Titan é composto de três temporadas: a primeira com 25 episódios, uma segunda mais curta com 12 episódios e uma terceira dividida em duas partes, uma com 12 e outra com 10 episódios. No total, temos 59 episódios que são facilmente encontrados em serviços de streaming.

Existe uma forma de facilitar o acesso de quem deseja maratonar Attack on Titan: a Funimation trouxe com exclusividade a dublagem para todas as temporadas do anime, o que deixa mais fácil o entendimento de quem não quer ficar lendo extensas explicações sobre o universo dos titãs e das cidades cercadas. Sem contar que a dublagem permite que a pessoa preste atenção em todos os detalhes da animação da série!

O anime terá um final igual ao mangá?

Reprodução

O mangá de Attack on Titan está na reta final e deve ser encerrado em poucos capítulos, mas Hajime Isayama não chegou a dizer se compartilhou suas ideias de término com a equipe de animação. Pela proximidade, acreditamos que o anime se encerrará da mesma forma que a versão em quadrinhos publicada pela Kodansha.

A esperança dos fãs é que a produção seja semelhante ao que aconteceu com o anime Fullmetal Alchemist Brotherhood: a animação ainda estava em exibição enquanto o mangá era publicado no Japão, mas a autora contribuiu para o anime ter o mesmo final da quadrinização. Tudo depende da organização do autor e da vontade do estúdio de concluir da mesma forma.

Ouvi falar que existe polêmica sobre essa quarta temporada, é verdade?

O sucesso das três temporadas de Attack on Titan é mérito do WIT STUDIO, responsável pela animação. Foram eles que pegaram um mangá de traço inconstante e narrativa truncada e transformaram em um dos fenômenos da última década. Muitos fãs inclusive preferem a versão animada por organizar as coisas de uma forma melhor e por deixar mais claro os movimentos tridimensionais que acontecem durante as lutas contra os colossais. Porém, o WIT STUDIO não conseguiria produzir a última temporada por motivos de logística e planejamento, então o trabalho foi passado ao estúdio MAPPA, o único que aceitou o desafio de encerrar a história.

O MAPPA é um dos estúdios mais aclamados pelos fãs de anime por ter feito várias animações com qualidade exemplar, temos como exemplos Yuri!!! on Ice, Dororo, The God of High School e, atualmente, Jujutsu Kaisen. Porém, mesmo com esse histórico positivo, os fãs ainda estão muito preocupados. Para piorar, houve críticas sobre o design dos personagens em um curto trailer exibido meses atrás, e muitos otakus ficaram com o pé atrás.

Reprodução

Nos últimos meses os fãs de Attack on Titan, preocupados com a qualidade da temporada final do anime, varreram fóruns da internet em busca de pistas sobre o andamento da produção. Alguns fãs mais influentes precisaram clamar nas redes sociais para que as pessoas mais empolgadas não hostilizassem membros da produção.

Além de toda essa questão de produção, a quarta temporada aborda assuntos muito delicados, que renderam discussões acaloradas na internet. Um dos principais é a questão dos já citados campos de concentração criados pela civilização além do mar, pois em momento algum da história é feito um juízo de valor sobre como isso é considerado algo errado.

Como assistir?

A quarta, e última, temporada de Attack on Titan chegará agora na primeira semana de dezembro nos serviços de streaming, e se você quiser conferir todos os episódios com uma dublagem em português exclusiva, é só acompanhar tudo pela Funimation.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.