Kate Kane de volta? Entenda o que aconteceu no episódio recente de Batwoman

Créditos da imagem: Divulgação

Séries e TV

Artigo

Kate Kane de volta? Entenda o que aconteceu no episódio recente de Batwoman

Seriado trocou de protagonista após a saída de Ruby Rose em maio de 2020

Camila Sousa
22.03.2021
17h21

[Cuidado com spoilers de Batwoman abaixo]

Desde que estreou a segunda temporada, Batwoman tenta lidar com a chegada de sua nova protagonista, Ryan Wilder (Javicia Leslie), e o desaparecimento de Kate Kane (Ruby Rose), que estrelou o primeiro ano do seriado. No entanto, para quem esperava que a série deixaria Kate partir, o episódio mais recente, “Survived Much Worse”, indicou o oposto: Kate Kane vai voltar, porém com uma nova atriz.

O capítulo termina com o DNA da jovem sendo encontrado no rio - o que faz todos acreditarem em sua morte em um acidente de avião - porém, a cena corta e mostra alguém muito ferido, com a aparência desfigurada e o colar de Kate - a justificativa perfeita para dar um novo “rosto” para a personagem.

De acordo com o Deadline, quem assume o papel é Wallis Day, que já esteve na série Krypton. Aqui, ela fará uma “versão alterada” de Kate que vai retornar, mas não assumirá o manto da Batwoman, que continuará com Ryan Wilder. A próxima parte da temporada promete mostrar o que aconteceu com Kate no período em que ela ficou desaparecida e o que isso significa para o futuro da personagem.

Wallis Day em Krypton

Divulgação

No entanto, ainda que deixar o manto da Batwoman com Ryan seja positivo, afinal, há muito potencial narrativo em uma protagonista negra, a série erra bastante ao trazer Kate de volta, e tão rapidamente. Ao tentar lidar com esses dois núcleos ao mesmo tempo, a segunda temporada de Batwoman ainda não evoluiu Ryan da forma correta, afinal, ela ainda não teve tempo de tela suficiente para isso.

Em entrevista ao Omelete, a showrunner Caroline Dries afirmou que a saída de Ruby Rose deixou um desafio grande, já que a primeira temporada foi construída ao redor de Kate, com destaque para seus familiares e amigos. E isso fica bem claro aqui: embora Ryan tenha ganhado algum desenvolvimento, ainda sabemos pouco sobre ela e há poucos personagens que fazem parte de seu ciclo ao invés do de Kate. Apesar dessa dificuldade, investir mais em Ryan seria o caminho certo para criar um futuro mais concreto para o seriado. 

Trazer Kate de volta com uma nova atriz soa como um retrocesso e mostra que, ao invés de seguir em frente, Batwoman está olhando demais para o passado. Resta saber agora se a "nova Kate Kane" ficará por vários episódios, ou se a decisão foi tomada para dar, finalmente, um fechamento para a personagem e deixar o seriado, enfim, começar sua nova fase. 

A segunda temporada de Batwoman é exibida no Brasil às sexta-feiras, a partir das 22h, na HBO.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.