Will Smith pode concorrer ao Oscar por Emancipation?
Ator estrela novo longa do diretor Antoine Fuqua, que chega na Apple TV+ em dezembr
Créditos da imagem: Emancipation/Apple TV+/Reprodução
O novo filme do diretor Antoine Fuqua chega à Apple TV+ em dezembro, com o streaming cheio de expectativas de indicações ao Oscar. No entanto, acompanhado do buzz, vem também a dúvida: será que a estrela da produção, Will Smith, pode receber mais uma estatueta?
A dúvida, é claro, se dá não necessariamente pelos seus competidores, mas por causa do tapa que o ator deu no comediante Chris Rock durante a cerimônia deste ano. Smith foi premiado por King Richard na ocasião, mas depois de toda a repercussão da agressão decidiu deixar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A organização, por sua vez, o baniu da cerimônia pelos próximos 10 anos.
A resposta, no entanto, é um pouco mais complicada do que só "sim" ou "não". De acordo com a Variety, Will Smith pode ser indicado e até vencer. Porém, não pode subir ao palco para receber o prêmio, nem aceitá-lo virtualmente. De modo semelhante, também está impedido de promover o filme em quaisquer eventos organizados pela Academia. Se quiser fazê-lo, terá que recorrer aos organizados pelo Sindicato de Atores (SAG) e pelo Globo de Ouro.
Essa limitação dá uma vantagem aos seus potenciais concorrentes, isto é, Brendan Fraser (The Whale), Austin Butler (Elvis), Colin Farrell (The Banshees of Inisherin) e Hugh Jackman (The Son), mas o Apple TV+ está confiante de que até o lançamento a polêmica terá esfriado, principalmente depois do vídeo de desculpas gravado por Smith.
Vale dizer, ainda, que Smith pode ser indicado não só a Melhor Ator por Emancipation, já que serve como produtor do longa. Ou seja, se a produção acabar entre os 10 indicados a Melhor Filme, Smith disputaria também essa categoria. Ele estaria acompanhado dos demais produtores Jon Mone, Todd Black e Joey McFarland.
Baseado em uma história real, Emancipation narra a história de Peter, um homem escravizado que foge de uma fazenda de algodão do sul dos Estados Unidos para se unir ao exército que lutou contra o fim da escravidão durante a Guerra Civil.
Peter se tornou símbolo da luta abolicionista quando uma foto de suas costas nuas, marcada com cicatrizes deixadas por um chicote, foi publicada pelo Independent, em 1863. O longa mostrará a fuga do homem e como ele sobreviveu aos caçadores que tentavam levá-lo de volta à fazenda escravocrata; assista ao trailer:
O longa chega aos cinemas em 2 de dezembro e ao Apple TV+ em 9 de dezembro.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.