Sailor Moon

Créditos da imagem: Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Divulgação

Séries e TV

Lista

Sailor Moon Eternal | O que você precisa lembrar da história para ver o filme

Com o longa animado chegando na Netflix, chegou a hora de relembrar o que aconteceu nas temporadas anteriores de Sailor Moon Crystal

Fábio Garcia
26.05.2021
14h42

No próximo dia 3 de junho chega à Netflix os novos filmes de Sailor Moon, intitulados Pretty Guardian Sailor Moon: Eternal: O Filme. Muitos se animaram com a possibilidade de ver a nova animação baseada na guerreira lunar, mas muita gente não sabe que o filme funciona como uma "quarta temporada" do anime Sailor Moon Crystal.

Pensando em tornar o filme mais compreensível para o público, preparamos um resumão de Sailor Moon Crystal explicando os principais desenvolvimentos da trama, que é bem diferente daquele anime exibido no Brasil entre os anos de 1990 e 2000, na Manchete, Cartoon Network e RecordTV.

O que é Sailor Moon Crystal?

Sailor Moon
Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

Embora tenha estreado em 2014 como parte das comemorações dos 20 anos da série original, Sailor Moon Crystal não é tão difundido quanto o anime original. Tem até quem acredite que novo filme no catálogo da Netflix é uma continuação da série original! Basicamente, Sailor Moon Crystal é uma nova versão feita com mais fidelidade ao mangá original criado por Naoko Takeuchi. Em vez de inúmeros episódios "fillers" presentes na versão dos anos 1990, a nova animação é bem mais rápida e com o mesmo ritmo do quadrinho.

O mangá de Sailor Moon, publicado no Brasil pela editora JBC, tem um jeitão bem diferente do anime exibido na televisão. Bem mais curtas, as aventuras de Usagi Tsukino têm um tom mais dramático e desenvolvem bem menos as personalidades das demais Sailors. Ou seja, esqueça boa parte das invenções do anime como os vilões gêmeos Ail e An, cristais arco-íris e até mesmo os namoradinhos das personagens, como aquele garoto por quem a Ami se apaixonou na primeira temporada.

Aliás, já avisamos aqui que esta matéria vai seguir os nomes originais dos personagens, até porque eles são os utilizados em Sailor Moon Crystal, no mangá e no futuro filme. Então teremos "Usagi" no lugar de "Serena", "Mamoru"/"Mamo-chan" em vez de "Darien" e "Chibiusa" (algo como "Pequena Usagi") substituindo "Rini".

O surgimento das Sailors

Sailor Moon
Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

O começo de Sailor Moon Crystal é aquela coisa já bem conhecida e clichê: as forças do mal surgiram no Japão e a gatinha Luna procura uma guerreira para assumir o manto de Sailor Moon e defender as pessoas dos demônios. A escolhida é Usagi Tsukino, uma garota preguiçosa e não muito estudiosa, que passa a combater as ameaças enviadas pela Rainha Beryl com a ajuda ocasional de Tuxedo Mask, um mascarado em roupa de baile.

Com o passar dos episódios, Sailor Moon ganha novas companheiras cooptadas pela gatinha: a estudiosa Ami Mizuno se transforma em Sailor Mercury, a sacerdotisa Rei Hino assume o manto de Sailor Mars e a forte Makoto Kino se torna a Sailor Jupiter. Mais pra frente o grupo aumenta com a chegada de Sailor Venus, a primeira guerreira (protagonista de um mangá anterior da autora chamado Sailor V), e do gato Artemis. Está aí a composição original das guerreiras da lua.

Sailor Moon contra a Rainha Metaria

Sailor Moon
Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

A história da primeira temporada chega no clímax quando descobrimos o passado por trás todas as lutas entre Sailors e as criaturas nefastas. Na verdade, as garotas são reencarnações de guerreiras do Reino da Lua, e a própria Usagi na verdade é a reencarnação da lendária princesa Serenity. Elas viviam em paz no passado, mas Beryl foi corroída pela inveja ao ver o casal formado por Serenity e Endymion, o príncipe da Terra, e isso causou a desgraça para todos.

Após derrotarem os quatro generais da Rainha Beryl, na verdade os antigos soldados de Endymion, e a própria vilã, Sailor Moon precisa usar os poderes do Cristal de Prata para derrotar a pessoa por trás dos panos, a cruel Rainha Metaria. A batalha é tensa e as próprias Sailors se sacrificam, mas no final Usagi consegue voltar tudo ao normal com seu poder.

Chibiusa, a garota que veio do futuro

Sailor Moon
Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

Nessa nova vida de paz na Terra, Usagi estava curtindo momentos fofos com seu namorado Mamoru (a reencarnação atual do príncipe Endymion e a pessoa por trás do Tuxedo Mask) quando uma garota de cabelo cor-de-rosa cai do céu e rouba um beijo de seu amado. Antes que Usagi possa se revoltar com o atrevimento, a garotinha aponta um revólver (!!!) para a forma civil da Sailor Moon. Quem é essa garota de gênio forte? Chibiusa, a filha de Usagi que veio do futuro com a ajuda de Sailor Pluto, a guardiã do tempo!

Mas não pense que a segunda temporada de Sailor Moon Crystal (equivalente à fase Sailor Moon R do anime original) é apenas para vermos a filha brigando com a mãe, pois temos um novo grupo de vilões com planos bem malvados. O principal movimento do grupo do Black Moon, interessado no poder do Cristal de Prata, consiste em ludibriar a Chibiusa para transformá-la na vilã Black Lady. Sailor Moon e as outras guerreiras conseguem salvar Chibiusa das garras dos vilões e a garota ganha o poder de se transformar em Sailor Chibi Moon, uma versão em miniatura das guerreiras.

Novas Sailors

Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

A terceira temporada de Sailor Moon Crystal (e equivalente à temporda Sailor Moon S do anime original) é quase toda ambientada nos arredores do Instituto Mugen, um complexo estudantil de renome no Japão. Lá estudam Haruka e Michiru, que logo se revelam como duas sailors de planetas distantes do Sistema Solar, a Sailor Uranus e a Sailor Neptune. Além disso, a Sailor Pluto volta à história para acompanhar as novas guerreiras e formar um trio.

Embora aliadas de Sailor Moon, às vezes os dois grupos de sailors entram em conflito porque o trio novato tem um objetivo próprio: proteger os três itens lendários e evitar que Sailor Saturn, a temível guerreira da destruição, acorde no tempo presente. O problema é que a reencarnação desta marinheira está mais próxima do que elas imaginam.

A batalha contra o Faraó 90

Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

Uma figura importante do Instituto Mugen é o professor Tomoe, um pesquisador que salva a vida de uma garota chamada Hotaru através de seus estudos científicos e próteses mecânicas. Por conta do isolamento causado para preservar sua saúde, a garota nunca se relacionou com outros seres humanos, mas mesmo assim forma um laço de amizade com a extrovertida Chibiusa.

Como estamos falando de Sailor Moon e todas as desgraças estão conectadas de alguma forma, o corpo da Hotaru está destinado a receber duas forças diferentes: assim como as vilãs Witches 5 querem usar Hotaru como receptáculo para reviver a perigosa Mistress Nine a mando do vilão Faraó 90, a garota também é a reencarnação da Sailor Saturn e pode causar uma devastação sem tamanho.

Então agora temos duas frentes de luta. De um lado as Sailors dos planetas distantes (Neptune, Uranus e Pluto) tentam impedir que Hotaru se torne a Sailor Saturn enquanto as Sailors principais tentam barrar os malvados da vez. No final da aventura, Sailor Moon (com seus novos poderes) e Sailor Saturn conseguem eliminar o Faraó 90 e trazer a paz para a Terra.

O que veremos em Sailor Moon Eternal?

Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Toei Animation/Reprodução

O tempo passou após o final da luta contra o Faraó 90 e agora as protagonistas têm 16 anos de idade. Chibiusa finalmente terminou seu treinamento para ser uma guerreira e agora será uma das protagonistas do longa-metragem.

Pretty Guardian Sailor Moon: Eternal: O Filme é baseado no quarto arco do mangá, que corresponde à temporada Sailor Moon Super S do anime original, e trará as guerreiras em uma luta contra o Death Busters. O grupo vilãnesco age sob o disfarce de um circo e tem como objetivo... bem... dominar o mundo.

Em paralelo a isso, Chibiusa faz amizade com um pégaso chamado Helios, e o equino alado se encanta com a filha de Usagi e revela sua vontade de romper o selo do Cristal Dourado. De alguma forma, esses dois lados da história vão de relacionar. E por que o filme se chama "Eternal"? Bem, em meio à luta contra Nehelenia, a vilã por trás do Death Busters, Sailor Moon ganhará novos poderes e mostrará sua forma Eternal.

Vale também comentar que esse filme chegará dublado à Netflix, e as vozes são bastante conhecidas. Conforme noticiado pelo site Jbox, praticamente todas as dubladoras das últimas temporadas voltaram aos papéis no filme, a única mudança drástica é a voz de Usagi: dessa vez a heroína ganhou uma terceira voz no Brasil, feita por Agatha Paulita (o Chopper de One Piece e a Retsuko de Aggretsuko).

E o fim da história?

Sailor Moon/Naoko Takeuchi/Shueisha/Reprodução

Nada foi anunciado, mas ainda falta um arco a ser adaptado para anime, o correspondente à temporada Sailor Moon Sailor Stars da série antiga. Provavelmente teremos algum anúncio dependendo do sucesso destes dois filmes.

Pretty Guardian Sailor Moon: Eternal: O Filme será lançado na Netflix dia 3 de junho, já as três temporadas de Sailor Moon Crystal podem ser assistidas na Crunchyroll (somente com legendas).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.