Dia do Rock | Como as aberturas de animes popularizaram o rock japonês

Créditos da imagem: Gurenge/Demon Slayer/Reprodução

Mangás e Animes

Lista

Dia do Rock | Como as aberturas de animes popularizaram o rock japonês

Músicas entraram para as playlists dos fãs

Pedro Henrique Ribeiro
13.07.2021
09h00

Esta terça-feira (13) é Dia do Rock, bebê, e de todos os tipos de rock. Se você já assistiu a algum anime shonen ou isekai, certamente ouviu alguns bons J-Rocks - e dificilmente você teria ouvido se não fosse pelo desenho.

Os animes servem até hoje como uma grande ferramenta de popularização das músicas japonesas, sejam elas rock ou pop. Graças a essas animações, esses gêneros não apenas alcançaram mais ouvidos, como também novos fãs.

Nos anos 80 e 90, entretanto, o cenário era um pouco diferente, pois as emissoras que compravam os direitos de transmissão preferiam ter as próprias aberturas em português. As crianças daqueles anos cresceram ouvindo “Sorriso Resplandescente", de Dragon Ball GT, e os temas de Pokémon, Digimon, Yu Yu Hakusho e vários outros.

Hoje, a situação mudou bastante, e os animes estão disponíveis em peso nos serviços de streaming, que nem sempre possuem as animações dubladas. Além de estarem investindo pesado na qualidade dos traços e nos gráficos 3D, os estúdios japoneses também estão sempre à procura de músicas que conversem cada vez mais com as aberturas e a temporada em questão.

Entre os nomes que se destacam no mundo do J-Rock está a banda Flow, que é responsável por diversas aberturas de Naruto clássico e Shippuden. Um dos maiores hits da banda, "Sing" cortou os corações dos fãs após a morte do mestre Jiraya. A cantora LiSA é um dos nomes solos mais populares da música japonesa atualmente e já assinou várias aberturas, como a primeira de Sword Art Online e a de Demon Slayer.

Então não precisa chamar nenhuma delas de “música de anime”. Você pode considerá-las como sendo variações de rock e/ou pop e incluí-las na sua playlist.

Confira um top 5 melhores aberturas com J-Rock:

5 - Fullmetal Alchemist

A cantora Yui, assim como LiSA, já assinou muitas aberturas de anime, mas a da primeira temporada de Fullmetal Alchemist: Broterhood certamente é a mais famosa.

4 - Jujutsu Kaisen

O cantor Eve também conquistou os fãs do anime Jujutsu Kaisen com a música "Kaikai Kitan", usada na primeira abertura da série.

3 - Bleach

Os fãs de Bleach certamente se lembram da abertura da terceira temporada. A banda de Okinawa High and Mighty Color assinou a temporada com a sua música "Ichirin no Hana".

2 - Naruto Shippuden

A segunda abertura de Naruto Shppuden é muito marcando para os fãs, pois é nela que vemos o reencontro de Naruto e Sasuke após o jovem herdeiro do clã Uchiha fugir com o vilão Orochimaru. A música se chama "Distance" e pertence à banda Long Shot Party.

1 - Demon Slayer

A música "Gurenge", de LiSA, ficou famosa na abertura de Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.