Séries e TV

Artigo

Bentô #40 | 5 animes de porrada sem perder a amizade

Confira as dicas com Jack e Moo

A cozinha
20.01.2021
14h37

O Bentô dessa semana vai sanar um pedido dos fãs: após falar bastante sobre shoujo e comédias, chegou a hora de recomendar animes de porrada que vão além do que você imagina. 

Começando com Hokuto no Ken, que lá na década de 80 trouxe um personagem forte, que resolvia tudo na porrada. Essa é uma obra de grande importância pros outros shounen em questão de formato. Se você gosta de Dragon Ball e outros animes de porrada, agradeça a hnk.

A história fala do protagonista Kenshiro, sucessor de um estilo de arte marcial mortal conhecido como Hokuto Shin-ken, capaz de matar a maioria dos adversários através do uso dos pontos vitais secretos do corpo humano, resultando em uma morte violenta e sangrenta.

Essa obra é inspirada em um estereótipo de herói que foi desenvolvido pelos Estados Unidos em plena crise econômica, política e social no pós guerra, lá no final dos anos 70, início dos anos 80, representado por personagens como Rambo. Hokuto no Ken inspirou varias obras, inclusive JoJo's Bizarre Adventure, que também tem referencias dos 80s.

Outro anime importante dessa lista é Baki. Nele, um jovem de 17 anos sonha em ser mais forte que o próprio pai, mas tem um detalhe: ele é filho do cara mais forte do mundo! Enquanto ele treina pra superar o pai, 5 lutadores condenados à pena de morte partem pra Tóquio pra acabar com ele. O anime está disponível na Netflix, dividido em 3 partes de 13 episódios cada.

Kengan Ashura retrata a vida cotidiana de Yamashita Kazuo, um trabalhador de meia idade com uma vida dificil. Tudo muda para sempre quando ele vê uma briga de rua, e encontra Tokita Ohma, um homem que não deseja nada além de provar que é o mais forte. A partir deste momento, as coisas não são mais as mesmas, e Kazuo encontra uma nova razão para viver, superando a monotonia de sua vida, em um mundo secreto onde as disputas de negócios são resolvidas secretamente em combates entre gladiadores. O anime está disponível na Netflix, em duas partes de 12 episódios cada.

Outra indicação é de Megalobox, inspirado no clássico Ashita no Joe. O anime tem como protagonista Joe, o junk dog, um jovem lutador clandestino e sem recurso que pratica megalobox, uma luta que mistura habilidade física de boxe com gears tecnológicos. O jovem resolve arriscar tudo pra entrar no megalonia, um campeonato mundial de megalobox, com participantes habilidosos e gears modernos e potentes.

Já Ashita no Joe, que serviu de inspiração, é um mangá de 1968 que fez muito sucesso no Japão e que tem uma História bem parecida com Megalobox.  Nele, um lutador de boxe chamado Danpei Tange desiste dos ringues depois de perder a visão. de um dos olhos. Um dia, um jovem violento, trapaceiro e bom de briga chamado Joe aparece na cidade onde Tange mora e o ex-lutador percebe o potencial de treinar o garoto pra se tornar um campeão de boxe.

Esse anime foi tão importante que também também inspirou Masami Kurumada, criador de Os Cavaleiros do Zodíaco, a criar Ring ni Kakero, que também se tornou um sucesso e um dos precursores do shonen.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.