Séries e TV

Artigo

Bentô | Os animes que já concorreram ao Oscar

Premiação do cinema já teve animes indicados durante a sua história - venha conhecer quais foram

Jack e Moo-Chan, do Bentô
21.04.2021
16h51

A categoria de Melhor Animação surgiu no Oscar em 2003, mas foi em 2003 que a primeira animação internacional foi indicada (e venceu) a categoria, sendo ela A Viagem de Chihiro. A vitória serviu para mostrar a potência do Japão neste formato, fazendo o público cobrar mais a presença de animes na premiação.

Depois de Chihiro, o outro anime que concorreu ao Oscar foi O Castelo Animado. Dessa vez, no entanto o Oscar ficou com Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais, feito pela Aardman Animations.

Depois disso, os animes ficaram fora da cerimônia por muito tempo e só foram lembrados novamente em 2014, com o belíssimo Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli. Mas a estatueta do ano foi entregue para Frozen - Uma Aventura Congelante

Nos anos seguintes, O Conto da Princesa Kaguya e As Memórias de Marnie também concorreram à categoria de Melhor Animação, mas perderam para Operação Big Hero e Divertida Mente, respectivamente.

É interessante notar que, desde 2003, todas as animações japonesas indicadas foram do Studio Ghibli, com exceção de Mirai no Mirai, de 2019, que carrega um traço bem parecido.

Em 2021, 27 animações foram pré-selecionadas para a categoria, entre elas 6 animes de origem japonesa, incluindo Aya e a Bruxa (primeiro filme em CGI do Ghibli) e Demon Slayer: The Mugen Train (consolidado como a maior bilheteria da história do Japão) mas nenhum dos dois chegou ao páreo final.

A escolha traz novamente questionamentos à Academia, especialmente devido ao sucesso e à repercussão de Demon Slayer pelo mundo. Confira acima nosso Bentô completo sobre o tema.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.