A Disney irá censurar um trecho de Star Wars: A Ascensão Skywalker para driblar a classificação etária em Singapura. (Leves spoilers de A Ascensão Skywalker a seguir) O momento em questão é o primeiro beijo entre duas mulheres da franquia, que acontece rapidamente durante os momentos finais do filme [via The Guardian].
O relato é do departamento de regulamentação do país, que cita que a própria Disney cortou o clipe para garantir que a classificação indicativa não ficasse acima dos 13 anos de idade. Caso a cena tivesse no filme, a classificação subiria para 18 anos. FIlmes focados em temáticas LGBT, por sua vez, são restritos para maiores de 21 anos de idade.
A medida se dá porque na Singapura, o casamento homossexual é ilegal, com sexo entre dois homens, especificamente, sendo considerado crime digno de até dois anos de cadeia. Para mulheres, segundo a organização LGBT Stonewall, a lei se aplica de forma silenciosa. Leia a descrição da cena de A Ascensão Skywalker aqui.
Star Wars: A Ascensão Skywalker foi um dos destaques durante a CCXP19. O painel reuniu Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e o diretor J. J. Abrams para celebrar o lançamento do último capítulo da saga.
O longa já está em cartaz.