Gil Birmingham é o responsável por viver um dos personagens mais marcantes de Yellowstone. Representante dos povos originários que vivem na reserva indígena próxima ao rancho da família Dutton, o chefe Thomas Rainwater foi o primeiro grande adversário de John Dutton (Kevin Costner) na série e sobreviveu para continuar lutando pela proteção de seu povo, navegando entre o status de aliado e rival dos Dutton conforme cada nova adversidade.
Com o fim de Yellowstone confirmado após o encerramento da quinta temporada, a história de Rainwater também poderia ganhar um ponto final. Contudo, o ator de 71 anos não descarta seguir dentro deste universo em uma possível nova série derivada da franquia.
"Eu adoraria fazer um spin-off sobre Rainwater. Taylor [Sheridan, criador de Yellowstone] comentou sobre isso", revelou o ator em entrevista exclusiva ao Omelete. "Eu acho que minha bisavó foi retratada em 1923, então nossa história começa gerações antes de mim", completou Birmingham, citando a personagem Teonna Rainwater, vivida por Aminah Nieves na série derivada.
Mesmo sem a confirmação de um spin-off, o ator se mostrou satisfeito com a história de seu personagem na série original. "Há a ideia de que Rainwater é a nossa representação moderna de um personagem, assim como Mo [personagem de Mo Brings Plenty]. O formato e o estilo escolhidos por Taylor para nos representar foi muito especial para nós."
No Brasil, os novos episódios de Yellowstone são disponibilizados no streaming pelo Paramount+, sempre aos domingos, em simultâneo à exibição nos EUA. A segunda parte da quinta temporada terá seis episódios e termina em 15 de dezembro.