HBO Max/Divulgação

Séries e TV

Notícia

The Last of Us: Como a série retratou a relação cinzenta entre Joel e Tess

Segundo episódio aprofunda relacionamento dúbio entre sobreviventes

23.01.2023, às 19H30.
Atualizada em 23.01.2023, ÀS 20H33

The Last of Us estreou seu segundo episódio com esperança e uma despedida emocionante (e memes, é claro). Intitulado de “Infectados”, a série abordou mais sobre a possível origem do surto do fungo e estreitando relações entre Ellie (Bella Ramsey) de seus protetores temporários Tess (Anna Torv) e Joel (Pedro Pascal).

Além do dinamismo do trio, a série consegue expor uma relação que para muitos fãs sempre foi uma zona cinzenta entre Joel e Tess: eles seriam apenas uma dupla de contrabandistas sobrevivendo ao mundo pós-apocalíptico ou teriam também uma relação amorosa? A adaptação da HBO responde de maneira um tanto quanto obscura.

[Aviso: Contém spoilers da série The Last of Us]

COMO É NO JOGO?

PlayStation

Muitos fãs do game já especulavam sobre a relação amorosa (ou não) entre Joel e Tess. Ambos são parceiros de contrabando e sobreviventes do mundo pós-contágio e, aparentemente, moram juntos - o que há chances deles se relacionarem como forma de "suprir" seus instintos ou se tratarem como um casal. Quando jogamos, o foco maior da trama é o desenvolvimento entre Joel e Ellie, que são os protagonistas, enquanto Tess é apenas uma parceira que impulsiona Joel a seguir a jornada e levar a jovem até o oeste.

No jogo, não há nenhum momento de afetividade entre os dois que evidenciem que seriam namorados ou algo do gênero, apenas quando Joel vai cuidar dos ferimentos de Tess - o que poderia se encaixar desde amizade até companheirismo de contrabando, afinal, eles ainda são humanos.

De qualquer maneira, o game sempre quis brincar com essa dubiedade e parece que a série quis deixar mais à mostra sem perder essa subjetividade.

COMO A SÉRIE ABORDA?

HBO Max/Reprodução

O primeiro episódio mostra Joel dormindo e, em seguida, aparece Tess e vai até ele e o abraça, até Joel acordar sozinho. Só por essa cena, já poderíamos entender que há uma relação carnal entre eles, mas momentos antes, o protagonista estava sob efeitos de álcool e drogas, o que poderia ser uma ilusão do desejo que ele alimenta pela parceira.

Assim que ele acorda, Tess está na cozinha e fala que passou o dia inteiro presa na FEDRA, deixando ainda mais dúvida sobre se o que aconteceu foi real ou apenas nos pensamentos de Joel.

Quando Joel percebe que Tess está machucada, é notável que há uma preocupação e carinho por parte dele ao cuidar dos ferimentos dela, apesar de existir um contexto de (sobre)viventes em um mundo hostil, onde demonstrações afetivas são bastante restritas e delicadas.

No último capítulo lançado, vemos que essa relação é mais explorada. Quando os três estão no andar de cima do hotel, há um caminho bloqueado e Tess decide passar pelos escombros até liberar uma passagem para eles - o que dá um momento para que Joel e Ellie fiquem a sós. Curiosa, a garota pergunta sobre o que há entre Joel e Tess, mas ele a corta secamente deixando Ellie (e o espectador) a ver navios sobre a resposta. Mas, no final, essa relação parece ganhar novas tonalidades.

Quando chegam ao Congresso, Tess revela que foi infectada e, convencida que Ellie pode ser a cura, clama para Joel levar a adolescente até Bill e Frank que eles podem ajudar a irem para o oeste. Nesse momento, ela diz a seguinte frase que emociona a todos: "Nunca te pedi nada, nem para sentir o mesmo que eu", confirmando que ela nutria sentimentos pelo Joel e nunca foi possível concretizar.

Ao perceberem que os corredores estão vindo até eles, Tess manda eles fugirem para ela explodir o lugar com os infectados dentro. E assim, de maneira trágica, o segundo episódio encerra com o trio se tornando a dupla de sobreviventes.

Apesar de ainda sabermos tão pouco da contrabandista, foi notável a forma como a série deu umas pinceladas dessa relação tão nebulosa entre Tess e Joel. Com momentos flashbacks, podemos esperar que a série possa dar um pano de fundo sobre quem foi Tess, que fez um sacrifício pelo seu amor não correspondido e a fé na humanidade.