Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Notícia

O Mecanismo | Ex-presidente Lula ameaça processar Netflix pela série de TV

"Nós não temos que aceitar isso", falou o político durante passagem por Curitiba

AE
29.03.2018, às 13H27.
Atualizada em 30.03.2018, ÀS 06H05

A polêmica de O Mecanismo, série de José Padilha na Netflix sobre a Operação Lava-Jato, continua: agora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ameaçou processar o serviço de streaming por sua retratação fictícia no seriado.

Flickr/Reprodução//Netflix/Divulgação

A informação foi falada pelo político durante sua passagem pela cidade de Curitiba, onde disse [via El País]: "Nós vamos processar a Netflix, nós não temos que aceitar isso. Eu não vou aceitar [...] Eles produziram uma peça que é mais uma mentira."

Baseado no livro Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, de Vladimir Netto, o seriado faz referência a eventos reais, personagens e empresas investigados na operação, porém sempre usando nomes fictícios.

Lula não é o único petista que criticou o programa: a ex-presidente Dilma Rousseff divulgou nota no seu site oficial, afirmando que o seriado é "mentiroso e dissimulado" e chamando Padilha de "criador de notícias falsas" - saiba mais.

Padilha, por sua vez, respondeu as alegações, dizendo: "Não creio que espalhamos notícias falsas. Ou será que a corrupção gigante que PT, PMDB e PSDB operam no país são fake news? A série mostra como PT e PMDB montaram um enorme esquema de corrupção de lavagem de dinheiro. Um esquema que lesou os brasileiros, com a participação clara de Lula e de [Michel] Temer, que durante boa parte do tempo foram sócios na corrupção sistêmica, lógica estruturante da politica no Brasil. E a esquerda quer polemizar o uso do termo 'estancar a sangria'? Não é preciso ser nenhum Sigmund Freud para concluir o que a esquerda revelou sobre si mesma ao se ater a este ponto."

Recentemente, o juiz Sérgio Moro também deu sua opinião sobre O Mecanismo, comparando-a com Polícia Federal - A Lei é para Todos, que também adapta o mesmo livro: "Vi tanto o filme quanto a série. Acho que ambos os produtos têm suas qualidades [...] Existe uma série de liberdades criativas. Nem a série nem o filme retratam a realidade exatamente como aconteceu. Agora, existem muitos pontos comuns, existem realmente situações retratadas tanto no filme como na série que conferem com aquilo que apareceu na realidade" - saiba mais.

A série é escrita por Elena Soarez com a colaboração de Sofia Maldonado. José Padilha também atuou no projeto como produtor executivo, ao lado de Marcos Prado.