Séries e TV

Notícia

O Mecanismo | "Existe uma série de liberdades criativas", diz Sérgio Moro sobre seriado da Netflix

Juiz também falou que alguns eventos batem com a realidade e que o programa deve servir como alerta para a corrupção

27.03.2018, às 15H17.
Atualizada em 30.03.2018, ÀS 06H03

O lançamento de O Mecanismo, série de TV de José Padilha (Tropa de Elite) na Netflix sobre a Operação Lava-Jato, despertou diversas discussões das mais divisivas na internet.

Agora, o juiz Sérgio Moro - diretamente envolvido nos eventos reais que foram retratados no seriado e no livro que deu origem ao programa - falou sobre O Mecanismo em passagem no Roda Viva, da TV Cultura - veja abaixo:

Moro começa sua resposta comparando o seriado com o longa Polícia Federal - A Lei é para Todos, afirmando que nem tudo retratado nos produtores bate com a realidade: "Vi tanto o filme quanto a série. Acho que ambos os produtos têm suas qualidades [...] Existe uma série de liberdades criativas. Nem a série nem o filme retratam a realidade exatamente como aconteceu. Agora, existem muitos pontos comuns, existem realmente situações retratadas tanto no filme como na série que conferem com aquilo que apareceu na realidade."

O juiz também explica que a intenção de um produto de ficção é diferente do que está sendo discutido: "Eu acho que essas produções culturais têm um valor, talvez não tanto com um objetivo de reconstrução histórica pois os fatos estão acontecendo agora, é muito díficil fazer uma obra fiel aos fatos."

"Mas é importante para informar. Ambos revelam que a corrupção é um problema muito grave entre nós, e que por outro lado há uma dificuldade instucional do enfrentamento desse problema. Se essa série e filme, além do seu valor cultural e artístico, servirem também para chamar a atenção das pessoas para esse problema, eu acho que elas já fazer um grande e importante papel", disse Moro.

Baseado no livro Lava Jato - O Juiz Sergio Moro e Os Bastidores da Operação que Abalou o Brasil, de Vladimir Netto, o seriado faz referência a eventos reais, personagens e empresas investigados na operação, porém sempre usando nomes fictícios. Anteriormente, Padilha também comentou a polêmica - saiba mais.

A série é escrita por Elena Soarez com a colaboração de Sofia Maldonado. José Padilha também atuou no projeto como produtor executivo, ao lado de Marcos Prado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.