Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Entrevista

O Instituto tem conexão com O Iluminado: Ator e criador explicam paralelos

Nova adaptação de Stephen King se conecta a clássico do universo ficcional do escritor

3 min de leitura
13.07.2025, às 06H00.

Créditos da imagem: Joe Freeman em O Instituto, e Danny Lloyd em O Iluminado (Reprodução)

ATENÇÃO: Leves spoilers de O Instituto a seguir!

Conforme os primeiros episódios de O Instituto vão nos mergulhando no universo ficcional dessa nova adaptação de Stephen King, os fãs do escritor devem notar um paralelo importante com outra obra do escritor, famosamente transportada para o cinema por Stanley Kubrick: falamos, é claro, de O Iluminado. A seguir, o showrunner Ben Cavell e o ator Joe Freeman explicam a conexão ao Omelete.

Nossa série está relacionada a O Iluminado no sentido de que a gama de habilidades demonstrada pelas crianças em O Instituto é muito semelhante ao ‘brilho’. Elas podem fazer, essencialmente, as mesmas coisas que Danny Torrance podia fazer”, comenta Cavell.

Em O Iluminado, Danny é o jovem filho de Jack Torrance, aspirante a escritor que selou um destino sombrio ao aceitar a posição de cuidador no Overlook Hotel, em Colorado (EUA), durante a estação invernal. O personagem retorna adulto no livro Doutor Sono, que explora um pouco mais seus poderes de telecinese e telepatia - e outros indivíduos com o “brilho” figuraram em obras de Stephen King com o passar dos anos, como A Torre Negra e A Dança da Morte, que tem seus próprios personagens superpoderosos.

O mundo de King é bastante coerente, e isso é parte do prazer de ler seus livros”, aponta Cavell. “O Instituto tem muito do DNA de A Incendiária também [livro que gerou a franquia Chamas da Vingança], e obviamente tudo isso inspirou obras como Stranger Things, e tantas outras através dos anos”.

Para o roteirista, o diferencial de O Instituto é ser centrado na ideia dessa “prisão” para crianças com poderes extraordinários: É um conceito recorrente em várias obras de King, mas ele ainda não havia ambientado um livro dentro de um lugar como esse - e, portanto, não tínhamos tido uma adaptação que mostrasse isso em detalhes. Entender como a nossa história se encaixa no universo do autor foi importante durante o processo criativo”.

Para Freeman, enquanto isso, interpretar o “brilhante” Luke Ellis foi um arco de aprendizado. Eu sabia que as habilidades de Luke seriam subdesenvolvidas no começo da história. Pensei nisso da seguinte forma: eu, Joe, não sei nada sobre como telepatia ou telecinese funcionam. Mas Luke também não sabe! Ele tem esses poderes, mas não sabe como usá-los ou por que os têm, explicou.

Na trama de O Instituto, Ellis é um rapaz dotado de inteligência fora do comum e misteriosos poderes sobrenaturais. A trama começa quando ele é capturado e aprisionado pelo Instituto, liderado pela Srta. Sigsby (Mary-Louise Parker). Do lado de fora, um policial recém-chegado à cidadezinha mais próxima do local, Tim (Ben Barnes), começa a desconfiar que algo de sinistro está acontecendo por lá.

Os dois primeiros episódios de O Instituto já estão disponíveis para streaming no MGM+, com capítulos subsequentes agendados para estreia semanal, sempre aos domingos.

Webstories