Séries e TV

Artigo

Globo anuncia novas atrações estreladas por Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro

Com Nelson Por Ele Mesmo e Lazinho Com Você, emissora pretende arriscar novas formas de lidar com interação e teledramaturgia

17.08.2017, às 14H07.
Atualizada em 17.08.2017, ÀS 16H31

A Globo deu novos detalhes sobre dois importantes lançamentos do canal para os próximos meses, Nelson por Ele mesmo e Lazinho com Você. Em encontro com jornalistas, foi dito que ambas produções tem em comum o anseio por novas formas de comunicação com o espectador. Os dois programas são essencialmente diferentes: enquanto Nelson por Ele mesmo, criado a partir de conversas entre Fernanda Montenegro e Otávio Muller, é mais voltado para a teledramaturgia, Lazinho com Você, apresentado por Lázaro Ramos, segue a linha de um programa de variedades. O primeiro irá ao ar como uma série do Fantástico, enquanto o segundo será transmitido nas tardes de domingo.

As duas produções vêm na sequência de investimentos em narrativas influenciadas por séries de TV (Supermax, Justiça) e da introdução de debates contemporâneos como a discussão sobre identidade de gênero vista na novela A Força do Querer. Rafael Dragaud, diretor das duas novas atrações, disse que os dois lançamentos tem a ambição de escapar da zona de conforto da TV aberta sem que isso significasse ser inacessível. De acordo com ele, tanto uma atração quanto a outra esforçam-se em redefinir o padrão global de criação – até mesmo reconfigurando-o – de um modo calculadamente carismático. Ainda segundo Dragaud, enquanto um resgata a importância dos dramaturgos, o outro revigora as noções de narrativa do mundo contemporâneo.

Nelson Por Ele Mesmo

Fruto de um antigo desejo de Fernanda Montenegro e Otávio Muller de levar contos de Nelson Rodrigues para o teatro, o projeto acabou indo parar na Globo. Crônicas de Nelson são lidas por Muller em um ambiente teatralizado, escuro, minimalista, enquanto as interfêrencias da direção feitas por Fernanda são reveladas para o público em cortes que vão compondo a história. Trechos do processo criativo do programa como um todo também são exibidos nos menos de 10 minutos de cada episódio, o que trimendisiona o projeto: ele é teledramaturgia, metalinguagem e documentário.

Nelson Rodrigues era um memoralista”, afirmava Fernanda, que revelou uma preocupação de todos os envolvidos em levar Nelson para novos espectadores e demarcar a importância tardia que ele teve nos setores mais eruditos da classe artística. O quadro usa o lado mais humano da cônica, o olhar recortado da realidade, e o maximiza com pontes e referências que cruzam o passado e o presente. A declamação de Muller é interrompida por intervenções e epifanias de Fernanda. O programa pontua o modo como Nelson pensava o passado “prevendo” o presente.

A direção de Fernanda (título do qual ela tenta se afastar) honra o legado dramatúrgico de Nelson e a interpretação de Otávio é focada em inflexões sutis. O primeiro episódio se chama "O Desejo Sublime da Fidelidade" e reforça a crueza e a verdade da obra de Nelson, sempre tão disposta a desmascarar as contradições humanas. Já o segundo se chama "Complexo de Vira-Latas" e usa as crônicas esportivas do autor para falar das mediocridades do brasileiro a respeito de si, numa correlação provocante com o atual momento político do país. Serão seis episódios.

O trabalho, inteligente e bem-humorado, estreía em 3 de setembro e que tem uma linguagem muito sedutora e intrigante. A proposta é que ele seja uma experiência interessante para os que já conhecem a natureza ambígua da obra de Nelson e também para os que o conhecerão pela primeira vez.

Lazinho Com Você

Foi exibida no evento uma versão beta do projeto apresentado por Lázaro Ramos, que ainda é extremamente experimental. A série está começando a receber colaboração externa e estreia apenas em dezembro, quando cinco episódios funcionarão como uma síntese de toda a colaboração recebida durante os meses antecedentes. A grosso modo, é como se o programa fosse um híbrido de muitas referências que vão desde o simples programa de auditório até um show de variedades.

O programa surgiu como resultado final de um grande brainstorm com jovens de todo país que, através discussões e provocações, estabeleceram a essência do que seria a atração. O programa terá cinco áreas de criação: texto, imagem, vídeo, música e experimentação. Através de uma “pergunta provocadora”, qualquer pessoa de qualquer região do país poderá entrar no site do programa (clique aqui) e escolher uma área para criar em cima do que foi perguntado.

A criações ficarão disponíveis no site e há muitas formas de torná-la acessível para ser, inclusive, afetada por outras criações - a ideia é mixar conteúdos de toda natureza. A equipe do programa fará uma curadoria do conteúdo enviado para o site e algumas criações serão usadas no programa de TV e remuneradas com uma moeda equivalente ao real.

O site do programa já está no ar e as pessoas já podem começar a enviar suas criações. A versão da TV só será conhecida em dezembro, mas tanto Dragaud quanto Lázaro Ramos reforçaram que o projeto falará especialmente sobre pessoas, sobre como elas pensam, sobre como elas recortam o mundo em específicos olhares, sejam eles de áudio, de texto ou de vídeo.