Séries e TV

Notícia

Feud | Jessica Lange fala sobre papel na série: "há muito sexismo em Hollywood"

Atriz interpreta Joan Crawford em produção de Ryan Murphy

21.03.2017, às 17H42.
Atualizada em 22.03.2017, ÀS 09H02

Jessica Lange, que interpreta Joan Crawford na série Feud, disse acreditar que Hollywood é uma indústria muito sexista e que ainda há preconceito no mercado de trabalho contra pessoas mais velhas. A atriz protagoniza a primeira temporada da série antológica de Ryan Murphy, focada em mostrar os conflitos de Joan Crawford e Bette Davis, dois nomes icônicos do cinema, durante as gravações do filme O que terá acontecido a Baby Jane?. Na época, as duas mulheres enfrentavam a falta de trabalhos por conta do avanço da idade. Em entrevista ao Hollywood Reporter, Lange deu algumas de suas impressões sobre a história de Feud.

"O que estamos lidando não é exatamente revelador, todos entendemos como Hollywood era. Ainda tem muito preconceito contra pessoas mais velhas em Hollywood. Eu acho que há muito sexismo em Hollywood, muita misoginia. Nós exploramos esses elementos. Mais do que tudo, minha maior revelação foi aprender sobre Joan Crawford. Se tornou muito empolgante interpretá-la, uma personagem completa e plenamente realizada."

Como a série gira em torno da forma como é conduzida a rivalidade entre Crawford e Davis, Lange também falou um pouco sobre uma indústria que alimenta competições entre profissionais, especialmente mulheres. 

"De manhã eu estava na sala de espera do dentista, fui folhear uma dessas revistas semanais e havia uma página intitulada 'Rixas da semana' com quatro ou cinco fotos de pessoas que estavam supostamente envolvidos em algum tipo de rivalidade. Então não, eu não acho que mudou muito. Acho que as pessoas têm um fascínio natural com o que eles acham que é uma conflito. O porquê disso eu não sei, nunca foi algo que me interessou. Mas, obviamente, se você tem uma página inteira dedicada a isso em uma revista semana,l deve ser do interesse de alguém."

Lange, que tem 67 anos, falou também sobre a própria carreira. A atriz engatou uma parceria com Ryan Murphy em 2011 e desde então vem trabalhando em suas produções. Segundo Lange, a televisão se tornou uma alternativa mais segura para atrizes que começam a envelhecer.

"[Hollywood] é o mesmo que sempre foi. Depois de uma certa idade, há mais oportunidades para as mulheres em trabalhos na televisão. Há mais oportunidades e os papéis são melhores e mais abundantes do que em filmes nessa fase da vida. A televisão realmente preenche o vazio que o cinema deixa quando os papéis começam a desaparecer."

A primeira temporada de Feud estreou no Brasil pelo canal Fox1 no dia 12 de março e terá ao todo oito episódios, com alguns sendo dirigidos por Murphy. Além disso, o produtor também trabalha em American Crime Story e American Horror Story, recentemente renovada até 2019 - saiba mais.