ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!
O último episódio da segunda temporada de Fallout direcionou um dos protagonistas da série, o necrótico Cooper (Walton Goggins), para uma nova locação: o estado do Colorado (EUA). O personagem se encaminha para lá após encontrar um cartão-postal do estado na câmara criogênica de Barb (Frances Turner), mas a temporada termina antes de vermos o que está esperando por Cooper neste caminho.
A seguir, o Omelete destrincha a mitologia de Fallout – e de dois jogos específicos da franquia – para tentar entender o que vem aí na 3ª temporada. Confira!
Fallout Tactics: Brotherhood of Steel (Reprodução)
O que tem no Colorado em Fallout?
Concretamente, o único jogo que se passa no Colorado é Fallout Tactics: Brotherhood of Steel, lançado em 2001 (entre Fallout 2 e 3). Nesta trama, o jogador faz parte da Irmandade do Aço, mais especificamente de um capítulo da Irmandade no meio-Oeste dos EUA, cujo objetivo maior é realizar uma campanha atravessando as Montanhas Rochosas do Colorado em busca do lendário Abrigo 0, o centro nervoso da rede de Abrigos da Vault-Tec.
A Irmandade mira no Abrigo 0 porque acredita que o local guarda tecnologias muito além do que está disponível no Ermo – além de um grupo de cientistas e pensadores mantidos em sono criogênico pela Vault-Tec. O jogador então integra um grupo que atravessa locações no Kansas e no próprio Colorado até chegar ao Abrigo, onde a Irmandade entra em conflito com uma entidade artificial conhecida como Calculator, formada a partir da junção catastrófica dos cérebros de todos os cientistas que moravam ali.
No final de Tactics, o jogador pode escolher entre deixar o Calculator se autodestruir (transformando o Abrigo 0 em uma grande decepção para a Irmandade, uma vez que todo o conhecimento diferenciado do local estava armazenado dentro da entidade), ou fundir a sua mente com a dele. O epílogo desta última opção dita que a Irmandade estabeleceu uma forte dominação do Colorado a partir da tecnologia provida pelo Calculator, convivendo bem ou mal – a depender da índole demonstrada pelo jogador durante o restante de Tactics – com as outras tribos ao redor.
Tudo isso é muito bacana, mas há um pequeno problema: até pouco tempo atrás, a posição oficial dos desenvolvedores de Fallout era que Tactics não fazia parte do cânone da franquia! O vai-e-vem em torno dessa questão é notório, no entanto, e mais recentemente um dos principais roteiristas/designers da era Bethesda, Emil Pagliarulo, incluiu Tactics em sua “linha do tempo” oficial da franquia.
Arte conceitual de "Van Buren", o Fallout cancelado (Reprodução)
… Mas e Van Buren, hein?
O nome Van Buren é um grande gatilho para os fãs de Fallout, mas é preciso falar dele para falar de Colorado. O codinome se refere a um dos (vários) projetos cancelados pela Interplay Entertainment no meio tempo entre Fallout 2 e Fallout 3, e portanto os elementos de trama que conhecemos do jogo não têm inclusão no cânone deste universo – mas quem garante que Geneva Robertson-Dworet e Graham Wagner, os showrunners de Fallout, não vão resgatar elementos perdidos pelo caminho?
A trama de Van Buren, afinal, se passaria inteiramente no Colorado e exploraria algumas das cidades icônicas do estado, como Boulder e Denver. O jogador seria o Prisioneiro, que acorda na cela de uma prisão e é inesperadamente libertado após um ataque misterioso ao local. Solto no Ermo, o Prisioneiro logo descobriria a base científica do Dr. Victor Presper, o grande vilão do jogo.
Presper, veja só, está decepcionado com o mundo que os humanos reconstruíram após a devastação das bombas, e quer causar um segundo apocalipse nuclear para “resetar” esse processo. Assim, ele usa uma versão modificada do vírus da Nova Praga – aquele mesmo, que levou à criação do FEV no pré-Guerra – para engatilhar um antigo sistema de defesa por satélite, programado para obliterar o planeta com bombas nucleares diante de uma ameaça séria.
Presper reúne as pessoas que considera dignas de sobrevivência ao redor de si, no laboratório batizado de Boulder Dome, e cabe ao jogador derrotá-lo ou juntar-se a ele.
Como será o Colorado na série de Fallout?
Responder a essa pergunta com qualquer semblante de certeza é impossível, a esta altura do campeonato. Está claro, no entanto, que o passado de Fallout traz material farto para os showrunners minarem – e, melhor ainda, mudarem como quiser! Tendo em vista que o status de cânone de ambos os jogos ambientados em Colorado é duvidoso, na melhor das definições, Robertson-Dworet e Wagner terão mais liberdade na vindoura terceira temporada.
O segundo ano de Fallout já está disponível para streaming no Prime Video.