Séries e TV

Artigo

Emmy 2020 | As apostas nas categorias de Minissérie e Filme para a TV

Watchmen e El Camino: A Breaking Bad Movie são os grandes favoritos da noite

18.09.2020, às 15H01.

O Emmy Awards 2020 está chegando e o Omelete segue o aquecimento para a maior premiação da televisão. Após falar sobre os grandes indicados das séries de comédia e de drama, é chegada a hora de falar sobre as categorias de Minissérie e Filme para a TV. Antes de mais nada é importante lembrar que embora sejam premiadas separadamente, esses dois grupos se misturam quando a gente vai falar sobre as categorias de atuação.

O primeiro grande destaque no páreo é Watchmen, minissérie que fez bonito ao abordar uma das mais clássicas HQs da história. Com o maior número de indicações no Emmy 2020, a criação de Damon Lindelof tem grandes chances de levar para casa não apenas a estatueta de Melhor Minissérie, como também algumas categorias de atuação. Uma das fortes concorrentes pela produção é Regina King, vencedora de Emmy e Oscar, a atriz deu vida à Angela Abar que é secretamente a vigilante Sister Night e brilhando tanto em sua veia dramática quanto em seu lado bad-ass.

A série da HBO recebeu também indicações a Melhor Ator, com Jeremy Irons, Melhor Atriz Coadjuvante com Jean Smart, e praticamente dominou a categoria de Melhor Ator Coadjuvante com Jovan Adepo, Louis Gossett Jr. e Yahya Abdul-Mateen II, que também vem forte para o páreo. O grande concorrente de Mateen talvez seja Jim Parsons, o eterno Sheldon de The Big Bang Theory que deu uma guinada radical ao interpretar o complexo Henry Wilson em Hollywood, da Netflix.

Outra forte concorrente nas categorias principais é Mrs. America, série do FX que conta a história real do período em que os Estados Unidos viu a ascensão de grupos em busca de maior igualdade entre homens e mulheres no país. Mostrando os dois lados dessa disputa, a produção que concorre a Melhor Minissérie dá espaço para seu elenco de peso brilhar. É possível ver a força das atrizes que vão desde Cate Blanchett, indicada a Melhor Atriz por sua versão de Phyllis Schlafly, até o trio Uzo Aduba, Margo Martindale e Tracey Ullman, que por sua vez dominam a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.

Por fim, o páreo para Melhor Minissérie conta ainda com Inacreditável. Baseada em fatos, a produção da Netflix conta duas histórias paralelas que se unem por conta de uma investigação de casos de estupro. A produção dá uma aula de como abordar um tema tão pesado de forma humana e contundente, e muito por conta da força de seu elenco. Curiosamente a única representante da série em categorias de atuação é Toni Collette, que interpreta a detetive Grace Rasmussen.

Vale dizer que ainda cabe espaço para zebras, já que dentre as produções concorrentes a Melhor Minissérie ainda temos Little Fires Everywhere e Nada Ortodoxa.

Melhor Filme para a TV

Já a categoria de Melhor Filme para a TV tem o aguardado retorno de Breaking Bad com El Camino: A Breaking Bad Movie. A produção, que narra o que aconteceu com Jesse Pinkman (Aaron Paul) após a conclusão da série, é uma grande candidata a ficar com a estatueta. Considerando que o longa tem o retorno de toda a equipe da série que levou 16 Emmys durante suas 5 temporadas, é bem capaz que essa saideira também seja premiada.

Seu grande oponente é Má Educação, filme da HBO baseado em fatos que conta a história de um escândalo de corrupção na área da educação nos EUA. Dirigida por Cory Finley, a produção tem como destaque a inspirada atuação de Hugh Jackman, que vive Frank Tassone, um dos cabeças do golpe. Graças à sua performance marcante, o astro pode levar ainda o troféu de Melhor Ator, tendo como grande concorrente Mark Ruffalo, que interpreta os gêmeos Thomas e Dominick Birdsey em I Know This Much is True.

O Emmy 2020 acontece em 20 de setembro. Fique ligado no Omelete, para não perder nenhum detalhe da cerimônia.