VADIM GHIRDA/POOL/AFP

HQ/Livros

Notícia

J.K. Rowling apaga elogio a Stephen King após autor apoiar direitos trans

Escritora havia elogiado King por seu aparente apoio em frase de direitos das mulheres

30.06.2020, às 12H23.

J.K. Rowling se envolveu em uma nova polêmica no Twitter, desta vez também envolvendo o escritor Stephen King. Tudo começou quando a autora de Harry Potter compartilhou uma frase sobre direitos de mulheres, que foi retuitada pelo autor de O Iluminado

King retuitou uma frase compartilhada por Rowling, mas originalmente escrita pela ativista Andrea Dworkin: "Andrea Dworkin escreveu: 'Homens geralmente reagem às palavras das mulheres - faladas ou escritas - como se fossem atos de violência; às vezes homens reagem às palavras das mulheres com violência'. Não é odioso para mulheres falar sobre suas próprias experiências, e elas não merecem ser punidas por fazerem isso".

Após o compartilhamento de King, Rowling fez um novo tweet elogiando o escritor: "Eu sempre reverenciei Stephen King, mas hoje meu amor atingiu - talvez não o nível de Annie Wilkes - mas novos níveis. É tão mais fácil para homens ignorarem questões femininas, ou diminuí-las, mas não vou esquecer os homens que se posicionaram quando não era preciso. Obrigada, Stephen". 

King, por sua vez, foi questionado diversas vezes após o seu retuíte, principalmente por causa do histórico recente de Rowling de se posicionar contra os direitos de pessoas trans. Repetidamente cobrado no Twitter por um posicionamento, o escritor respondeu simplesmente "Sim. Mulheres trans são mulheres":

Twitter/Reprodução

Desde a frase de King, Rowling deletou o tweet de apreciação ao escritor. 

Em 6 de junho, J.K. Rowling causou controvérsia no Twitter ao falar sobre a população trans, polêmica com a qual já havia se envolvido um ano antes. Os comentários decepcionaram muitos fãs, que disseram não ver mais a franquia Harry Potter com os mesmos olhos.